Depto Saúde da Mulher e da Criança

Total de projetos de pesquisa



Número total de itens: 55

2013

1.   2013-Atual. A configuração da atenção hospitalar de média complexidade na Região Norte de Minas Gerais.
Descrição: A pesquisa objetiva analisar o processo de regionalização dentro da região macro de saúde do Norte de Minas Gerais e o impacto deste modelo regionalizado na configuração da oferta e demanda da atenção hospitalar de media complexidade. Pretende-se abordar a oferta e demanda à atenção hospitalar de média complexidade nos municípios polos das Microrregiões de Saúde, utilizando-se de indicadores relacionadas à capacidade instalada, ao financiamento da atenção hospitalar e ao fluxo dos pacientes às estas internações considerados em suas variações temporais atribuível ao modelo regionalizado, comparativamente aos anos de 1996, ano de implantação da Norma Operacional Básica de 1996 e 2012 quando o Pacto da Saúde já esta consolidado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira - Coordenador.
Membro: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira.
2.   2013-Atual. A criminalização dos movimentos sociais e os seus reflexos no Assentamento Estrela do Norte
Descrição: Estudo de caso, sobre os reflexos da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais, no assentamento do MST, denominado Estrela do Norte. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luci Helena Silva Martins - Coordenador.
Membro: Luci Helena Silva Martins.
3.   2013-Atual. A influência dos ministros de Estado no processo de formulação de políticas públicas
Descrição: O projeto pesquisa a influência dos ministros da saúde e do transporte no processo de formulação dessas políticas no período de 1994 a 2010.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Idalécia Soares Correia - Coordenador / Magna Inácio - Integrante.
Membro: Idalécia Soares Correia.
4.   2013-Atual. A polêmica discursiva da antecipação da maioridade penal: a construção da opinião na mídia
Descrição: Esta pesquisa investiga a produção social de discursos sobre o tema da antecipação da maioridade penal. Focaliza espcificamente, a polêmica discursiva estabelecida entre distintas formações discursivas: a primeira centrada na preservação dos direitos humanos dos adolescentes infratores e a segunda punição imediata desses sujeitos. A partir da análisde de discuros jornalísticos sobre o tema, objetiva-se traçar um mapeamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Célia Fernandes Teixeira - Coordenador / Cynara Silde Mesquita Veloso - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Érica Karine Ramos Queiroz - Integrante.
Membro: Regina Célia Fernandes Teixeira.
5.   2013-2013. Estudos sobre Segurança Pública e Sistema de Justiça Criminal
Descrição: Aprovação no processo de seleção de pesquisadores - bolsistas - realizado pelo IPEA/PNPD nº011/2013, no âmbito do Subprograma de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento - PROMOB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Geusiani Pereira Silva e Nascimento - Integrante / Almir de Oliveira Júnior - Coordenador. Financiador(es): Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional - Bolsa.
Membro: Geusiani Pereira Silva e Nascimento.
6.   2013-Atual. INCUBAÇÃO E ADEQUAÇÃO SÓCIO-TÉCNICA DE METODOLOGIAS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS.
Descrição: O Projeto se insere no processo de interação entre a Universidade e a Comunidade Regional, na produção conjunta de conhecimentos. O objetivo é desenvolver conhecimentos e metodologias apropriadas para o fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidários da Região Norte de Minas Gerais, através do processo de incubação e da pesquisa-ação como método mais apropriado para o alcance dos resultados propostos. Um dos principais resultados propostos é a elaboração de instrumentos de gestão e aplicação dos mesmos em um processo de adequação sócio-técnica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Edina Souza Ramos Mendes - Coordenador / Laurenicio mendes da Silva - Integrante / RAFAEL ALVES DE OLIVEIRA - Integrante. Financiador(es): Secretaria Nacional de Economia Solidária - Auxílio financeiro.
Membro: Edina Souza Ramos Mendes.
7.   2013-Atual. INVASÃO DE TERRITÓRIO? UM ESTUDO DOS IMPACTOS DA INSERÇÃO DE MULHERES EM OCUPAÇÕES CONSIDERADAS MASCULINAS: análise comparativa das cidades de Alfenas, Montes Claros e Uberlândia/MG
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os impactos da inserção de mulheres em profissões que são representadas como ocupações masculinas tais como: as mulheres que trabalham na construção civil, as motoristas de ônibus, caminhão e/ou táxi, nas cidades de Alfenas, Montes Claros e Uberlândia. Trata-se do desdobramento de pesquisas anteriormente realizadas no município de Montes Claros, em que foram abordadas temáticas relativas à que ora se propõe. O intuito é verificar como as mulheres que exercem funções consideradas como masculinas se representam no exercício destas atividades. Objetivamos também verificar como os colegas do sexo masculino representam as atividades profissionais de suas colegas do sexo feminino.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria da Luz Alves Ferreira - Coordenador / Sheyla Borges - Integrante / Leonardo Tuchi Pacheco - Integrante / José Jorge Francisco Santana - Integrante / Márcio Ferreira de Souza - Integrante / Jamila Alves Ribeiro - Integrante / Katiellen Souza Silva. - Integrante.
Membro: Maria da Luz Alves Ferreira.
8.   2013-Atual. Minha Casa Minha Vida: estudo sociológico sobre modos de apropriação do espaço em cidade "intermediária"
Descrição: A pesquisa tem como principal objetivo analisar sociologicamente modos de apropriação da moradia em empreendimentos habitacionais financiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) a famílias de renda entre R$ 0 a R$ 1.600,00, tendo Montes Claros/MG como cidade-pólo de referência empírica, bem como mapear impactos desse programa na reconfiguração sócioespacial urbana e estratégias de apropriação pelas famílias beneficiárias beneficiárias no contexto de cada empreendimento, lócus estudado. Será utilizada metodologia qualitativa e quantitativa, através de entrevistas junto às famílias beneficiárias e quantitativa, por meio de instrumentos como estratégia de coleta de dados, além do levantamento de dados secundários sobre a organização do espaço urbano e caracterização sociodemográfica das famílias atendidas pelo programa, legislações Federal e Municipal que orientam as diretrizes do programa. Esta proposta conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social, da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), através do suporte físico e intelectual para sua viabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Antônio Dimas Cardoso - Coordenador / Letícia de Freitas Cardoso - Integrante / Dayane Ferreira - Integrante / Leila Ribeiro Rodrigues - Integrante. Número de produções C, T A: 3 / Número de orientações: 1
Membro: Antônio Dimas Cardoso.
9.   2013-Atual. Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental - NIISA
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Coelho de Oliveira - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Coordenador.
Membro: Daniel Coelho de Oliveira.
10.   2013-Atual. O lugar das Políticas Socias e sua implementação: O nível municipal, articulação interníveis e capacidade de inovação em municípios selecionados de Minas Gerais e São Paulo
Descrição: A questão central que orienta a pesquisa é: considerando cidades polo selecionadas em Minas Gerais e São Paulo (Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros em MG, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos em SP), como operam as políticas sociais no que tange à capacidade estatal, autonomia, inovação e articulação interníveis, enfrentando os desafios da implementação? O campo das políticas sociais encontra seu terreno mais fértil na implementação em nível municipal e o lugar privilegiado de análise, combinando tanto o desenvolvimento institucional quanto o escopo de sua ação, são as cidades polo de estados importantes. Malgrado a importância das capitais, as maiores cidades do interior de Minas e São Paulo são pouco estudadas no que tange à ação com relação às políticas sociais, menos que as capitais e eventualmente até mesmo que alguns pequenos municípios. As cidades polo foram intencionalmente selecionadas considerando seu peso econômico, populacional, político e influência regional, compreendendo "polo" como cidades do interior dos estados com influência forte em seu entorno, com potencial de atração sobre cidades menores e capacidade para operar políticas socais de forma mais significativa. As políticas sociais escolhidas foram três com escopo nacional (saúde e assistência - como seguridade - e educação) e outras com ação estadual e regional mais clara, podendo também aparecer como programas ou projetos (associadas a crianças e adolescentes, idosos, população de rua, atividades de formação profissional ou transferência local de renda). Essa é uma oportunidade para considerar tais cidades em um estudo onde possam ser observados os mecanismos pelos quais operam as políticas públicas sociais, a estrutura da administração e como esta atua em relação à gestão de políticas; identificar a capacidade estatal, as instituições envolvidas e as arenas e atores associados com essas políticas. Essa análise deverá observar ainda a relação entre as políticas em nível local e seu desenho original, como o município se relaciona com outros níveis federados (as relações interorganizacionais e a capacidade de cooperação interníveis), o papel da implementação local, o nível da ação dos implementadores locais, os constrangimentos e a capacidade que o município tem em inovar na produção e/ou execução de políticas, programas e projetos sociais. Os elementos teóricos para a pesquisa filiam-se à perspectiva institucionalista, onde são privilegiadas relações entre o Estado e a sociedade, entre os atores e as estruturas, onde as instituições afetam as preferências dos atores; a capacidade estatal (de todos os entes federados, com ênfase nos municípios selecionados) interage com a ação social e produz dados resultados. Por outro lado, a teoria da implementação desempenha também um papel central e articulado ao institucionalismo: observar a origem das políticas (top down/bottom up), a escolha de ferramentas (substantivas ou procedimentais), as escalas de resultados (ligadas aos níveis de atividade estatal e implementação variada pelo subsistema político e o Estado), a capacidade ligada a maior ou menor restrição ao Estado e um esquema para a relação entre capacidade estatal e subsistema político. Pretende-se assim identificar e classificar os níveis de ação "street level", grau de liberdade para inovação e implementação, a forma da implementação, em suma a constatação de como a implementação é afetada pela capacidade estatal e a complexidade do subsistema político-administrativo, ou como as ações são operadas em relação aos atores, as instituições e pressupostos preexistentes. Ao final, poderá ser verificado um painel da ação em políticas sociais em municípios importantes (cidades-polo) em dois estados importantes da federação brasileira... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (4) . Integrantes: Maria da Luz Alves Ferreira - Integrante / SANTOS, Gilmar Ribeiro. - Integrante / Eduardo Salomão Condé - Coordenador / Leandro Ribeiro da Silva - Integrante / Francisco Fonseca - Integrante / Cristiane Kerches da Silva Leit - Integrante / Úrsula Dias Pere - Integrante / Patrícia Vieira Trópia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Luz Alves Ferreira.
Descrição: A questão central que orienta a pesquisa é: considerando cidades polo selecionadas em Minas Gerais e São Paulo (Juiz de Fora, Uberlândia e Montes Claros em MG, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos em SP), como operam as políticas sociais no que tange à capacidade estatal, autonomia, inovação e articulação interníveis, enfrentando os desafios da implementação? O campo das políticas sociais encontra seu terreno mais fértil na implementação em nível municipal e o lugar privilegiado de análise, combinando tanto o desenvolvimento institucional quanto o escopo de sua ação, são as cidades polo de estados importantes. Malgrado a importância das capitais, as maiores cidades do interior de Minas e São Paulo são pouco estudadas no que tange à ação com relação às políticas sociais, menos que as capitais e eventualmente até mesmo que alguns pequenos municípios. As cidades polo foram intencionalmente selecionadas considerando seu peso econômico, populacional, político e influência regional, compreendendo "polo" como cidades do interior dos estados com influência forte em seu entorno, com potencial de atração sobre cidades menores e capacidade para operar políticas socais de forma mais significativa. As políticas sociais escolhidas foram três com escopo nacional (saúde e assistência - como seguridade - e educação) e outras com ação estadual e regional mais clara, podendo também aparecer como programas ou projetos (associadas a crianças e adolescentes, idosos, população de rua, atividades de formação profissional ou transferência local de renda). Essa é uma oportunidade para considerar tais cidades em um estudo onde possam ser observados os mecanismos pelos quais operam as políticas públicas sociais, a estrutura da administração e como esta atua em relação à gestão de políticas; identificar a capacidade estatal, as instituições envolvidas e as arenas e atores associados com essas políticas. Essa análise deverá observar ainda a relação entre as políticas em nível local e seu desenho original, como o município se relaciona com outros níveis federados (as relações interorganizacionais e a capacidade de cooperação interníveis), o papel da implementação local, o nível da ação dos implementadores locais, os constrangimentos e a capacidade que o município tem em inovar na produção e/ou execução de políticas, programas e projetos sociais. Os elementos teóricos para a pesquisa filiam-se à perspectiva institucionalista, onde são privilegiadas relações entre o Estado e a sociedade, entre os atores e as estruturas, onde as instituições afetam as preferências dos atores; a capacidade estatal (de todos os entes federados, com ênfase nos municípios selecionados) interage com a ação social e produz dados resultados. Por outro lado, a teoria da implementação desempenha também um papel central e articulado ao institucionalismo: observar a origem das políticas (top down/bottom up), a escolha de ferramentas (substantivas ou procedimentais), as escalas de resultados (ligadas aos níveis de atividade estatal e implementação variada pelo subsistema político e o Estado), a capacidade ligada a maior ou menor restrição ao Estado e um esquema para a relação entre capacidade estatal e subsistema político. Pretende-se assim identificar e classificar os níveis de ação "street level", grau de liberdade para inovação e implementação, a forma da implementação, em suma a constatação de como a implementação é afetada pela capacidade estatal e a complexidade do subsistema político-administrativo, ou como as ações são operadas em relação aos atores, as instituições e pressupostos preexistentes. Ao final, poderá ser verificado um painel da ação em políticas sociais em municípios importantes (cidades-polo) em dois estados importantes da federação brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Gilmar Ribeiro dos Santos - Integrante / Maria da Luz Alves Ferreira - Integrante / Eduardo Antonio Salomão Condé - Coordenador / Leandro Ribeiro da Silva - Integrante / Francisco Fonseca - Integrante / Cristiane Kerches da Silva Leite - Integrante / Úrsula Dias Peres - Integrante / Patrícia Vieira Trópia - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Gilmar Ribeiro dos Santos.
11.   2013-Atual. Perfil de satisfação dos usuários do Núcleo de Atenção a Saúde e Práticas Profissionalizantes NASPP em Montes Claros MG
Descrição: O Núcleo de Atenção à Saúde e de Práticas Profissionalizantes (NASPP) é uma fundação sem fins lucrativos que visa à prestação de serviço, das mais diversas áreas da saúde tais como, enfermagem, medicina, fisioterapia, farmácia, psicologia e biomedicina à cidade de Montes Claros e região. A avaliação da satisfação dos usuários de um dado serviço tem sido utilizada como marcador de qualidade para o mesmo. Além disso, os estudos mostram que usuários satisfeitos tendem a cooperar mais durante o atendimento e a aderir melhor ao tratamento proposto, fatos que culminam para uma melhoria em sua qualidade de vida. O objetivo do presente trabalho é avaliar os serviços do NASPP, na dimensão de satisfação dos usuários quanto à prestação de serviços das clínicas de fisioterapia, enfermagem, medicina, psicologia, farmácia, biomedicina e fisioterapia. A metodologia utilizada será quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e corte transversal. A coleta dos dados será feita por meio de aplicação de questionário estruturado aos pacientes atendidos no NASPP no ano de 2013. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Regina Célia Fernandes Teixeira - Integrante / Josiane Santos Brant Rocha - Integrante / Carlos Eduardo Mendes D'Angelis - Coordenador - Integrante / Roseane Durães Caldeira - Integrante / Fábio Ribeiro - Integrante / ANDRÉ JIN FUJIOKA - Integrante / PAULO EMMANUEL CAIRES LOPES - Integrante / RAIANA BARBOSA CHAVES - Integrante / SARAH POLYANE SILVA VELOSO - Integrante / THAMIRES MENDONÇA SANTOS - Integrante.
Membro: Regina Célia Fernandes Teixeira.
12.   2013-Atual. Retrato em Preto e Branco: cor, gênero e seletividade nos cursos de graduação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Barbara Terezinha Sepulveda - Integrante / Jussara de Cássia Lopes - Coordenador.
Membro: Barbara Terezinha Sepulveda.
13.   2013-Atual. Trabalhadores do SUAS no norte de Minas: Um debate necessário
Descrição: Uma pesquisa em parceria com a Associação do Municípios do Norte de Minas Gerais-AMAMS, com objeto de criar um Fórum de discussão permanente na região, para o fortalecimento da política de recursos humanos da Assistência Social.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Medalha Perez - Integrante / Alcione Gonçalves Vieira - Integrante / Luiz Wanderley dos Santos Lôbo - Coordenador.
Membro: Adriana Medalha Perez.
14.   2013-Atual. Um olhar sociológico sobre a profissão docente e as doenças ocupacionais em Montes Claros
Descrição: Esta pesquisa objetiva traçar o perfil sociológico dos professores de ensino superior acometidos por doenças ocupacionais na cidade de Montes Claros. Para tanto, pretende-se analisar a jurisprudência dos casos disponíveis nos Tribunais de Justiça e do Trabalho da referida comarca. A partir daí, o estudo promove uma reflexão sobre as representações e imagens sociais da profissão docente, por um lado, e de seu impacto socioeconômico na sociedade contemporânea, por outro. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Regina Célia Fernandes Teixeira - Coordenador / Cynara Silde Mesquita Veloso - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Érica Karine Ramos Queiroz - Integrante.
Membro: Regina Célia Fernandes Teixeira.
15.   2013-Atual. Uma análise da Implementação do Sistema Único de Assistência Social na Microregião de Montes Claros Norte do Estado de Minas Gerais: política pública ou relações de favor?
Descrição: Com o presente projeto buscar-se-á realizar um Diagnóstico Socioassistencial da Microrregião de Montes Claros, Norte do Estado de Minas Gerais, que totaliza 7 municípios (Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Medalha Perez - Coordenador.
Membro: Adriana Medalha Perez.
16.   2013-Atual. Ética, direitos autorais e produção acadêmico-científica na contemporaneidade
Descrição: Este estudo promove uma discussão sobre a produção do conhecimento dito científico na contemporaneidade, com o objetivo de apontar o lugar da ética e da noção de direitos autorais na formação de jovens pesquisadores. A partir da associação dos campos da Sociologia da Ciência e do Direito investiga-se se há espaço para a discussão de questões ética e de direitos autorais no bojo de ementas de cursos de graduação do Curso de Direito e Psicologia das FIPMoc. Intenciona-se a partir daí, refletir sobre as ressonâncias da inclusão ou exclusão dessa discussão no âmbito da universidade... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Regina Célia Fernandes Teixeira - Coordenador / Cynara Silde Mesquita Veloso - Integrante / Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro - Integrante / Érica Karine Ramos Queiroz - Integrante.
Membro: Regina Célia Fernandes Teixeira.

2012

1.   2012-Atual. A Política de Segurança Pública em Perspectiva: Uma análise de sua eficácia em Montes Claros/MG
Descrição: As mudanças ocorridas na concepção de políticas de segurança pública no Brasil são o princípio norteador para este trabalho. Para tanto, apresenta-se uma proposta de investigação que busca avaliar a eficácia da política de segurança pública desenvolvida em Montes Claros/MG, região considerada por vários estudos nacionais como de crescente criminalidade violenta (CRISP, 2006). Frente à intersetorialidade das ações públicas, transcorridas mais de duas décadas em que os municípios adquiriram maior autonomia na provisão de bens sociais, faz-se necessário conhecer e avaliar em que medida a descentralização das ações se traduziu em resultados que incidem sobre a qualidade de vida das populações. É preciso buscar perceber em quais aspectos as demandas sociais estão sendo atendidas, sendo hoje o município um ator central e principal provedor de muitas dessas demandas nas quais se incluem as de segurança pública. Trata-se de ema investigação documental e, para tanto, a perspectiva adotada para este trabalho está amparada no pressuposto de que num mesmo quadro nacional ou regional, sob as mesmas regras e condições, os municípios podem apresentar resultados diferentes em termos de aplicação de recursos e estruturação de políticas. Busca-se, assim, identificar, para o caso da segurança pública em Montes Claros/MG, as continuidades e das mudanças cujas principais repercussões se dão no cenário local. Apesar dos indicativos nacionais, e de parâmetros variados de comparação, parte-se da hipótese de que a Política de Segurança Pública de Montes Claros apresenta particularidades em seu desenho, implementação e execução. Consideram-se as escassas iniciativas para a sua avaliação, seja ela ex ante, de processo ou ex post. Cabe especificar, no contexto municipal, quais são os fatores de mudança em condições bem-sucedidas e os empecilhos e continuidades em condições não bem-sucedidas, o que permitirá verificar se as mudanças observadas tiveram impacto positivo e amplo sobre as populações do referido município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Sheyla Borges Martins - Integrante / Maria Ângela Figueiredo Braga - Coordenador / GEUSIANI PEREIRA DA SILVA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Sheyla Borges Martins.
Descrição: As mudanças ocorridas na concepção de políticas de segurança pública no Brasil são o princípio norteador para este trabalho. Para tanto, apresenta-se uma proposta de investigação que busca avaliar a eficácia da política de segurança pública desenvolvida em Montes Claros/MG, região considerada por vários estudos nacionais como de crescente criminalidade violenta (CRISP, 2006). Frente à intersetorialidade das ações públicas, transcorridas mais de duas décadas em que os municípios adquiriram maior autonomia na provisão de bens sociais, faz-se necessário conhecer e avaliar em que medida a descentralização das ações se traduziu em resultados que incidem sobre a qualidade de vida das populações. É preciso buscar perceber em quais aspectos as demandas sociais estão sendo atendidas, sendo hoje o município um ator central e principal provedor de muitas dessas demandas nas quais se incluem as de segurança pública. Trata-se de ema investigação documental e, para tanto, a perspectiva adotada para este trabalho está amparada no pressuposto de que num mesmo quadro nacional ou regional, sob as mesmas regras e condições, os municípios podem apresentar resultados diferentes em termos de aplicação de recursos e estruturação de políticas. Busca-se, assim, identificar, para o caso da segurança pública em Montes Claros/MG, as continuidades e das mudanças cujas principais repercussões se dão no cenário local. Apesar dos indicativos nacionais, e de parâmetros variados de comparação, parte-se da hipótese de que a Política de Segurança Pública de Montes Claros apresenta particularidades em seu desenho, implementação e execução. Consideram-se as escassas iniciativas para a sua avaliação, seja ela ex ante, de processo ou ex post. Cabe especificar, no contexto municipal, quais são os fatores de mudança em condições bemsucedidas e os empecilhos e continuidades em condições não bem-sucedidas, o que permitirá verificar se as mudanças observadas tiveram impacto positivo e amplo sobre as populações do referido município.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Maria Ângela Figueiredo Braga - Coordenador / Sheyla Borges Martins - Integrante / Geusiani Pereira da Silva - Integrante / MARIA ÂNGELA FIGUEIREDO BRAGA - Integrante.
Membro: Maria Ângela Figueiredo Braga.
Descrição: As mudanças ocorridas na concepção de políticas de segurança pública no Brasil são o princípio norteador para este trabalho. Para tanto, apresenta-se uma proposta de investigação que busca avaliar a eficácia da política de segurança pública desenvolvida em Montes Claros/MG, região considerada por vários estudos nacionais como de crescente criminalidade violenta (CRISP, 2006). Frente à intersetorialidade das ações públicas, transcorridas mais de duas décadas em que os municípios adquiriram maior autonomia na provisão de bens sociais, faz-se necessário conhecer e avaliar em que medida a descentralização das ações se traduziu em resultados que incidem sobre a qualidade de vida das populações. É preciso buscar perceber em quais aspectos as demandas sociais estão sendo atendidas, sendo hoje o município um ator central e principal provedor de muitas dessas demandas nas quais se incluem as de segurança pública. Trata-se de ema investigação documental e, para tanto, a perspectiva adotada para este trabalho está amparada no pressuposto de que num mesmo quadro nacional ou regional, sob as mesmas regras e condições, os municípios podem apresentar resultados diferentes em termos de aplicação de recursos e estruturação de políticas. Busca-se, assim, identificar, para o caso da segurança pública em Montes Claros/MG, as continuidades e das mudanças cujas principais repercussões se dão no cenário local. Apesar dos indicativos nacionais, e de parâmetros variados de comparação, parte-se da hipótese de que a Política de Segurança Pública de Montes Claros apresenta particularidades em seu desenho, implementação e execução. Consideram-se as escassas iniciativas para a sua avaliação, seja ela ex ante, de processo ou ex post. Cabe especificar, no contexto municipal, quais são os fatores de mudança em condições bem-sucedidas e os empecilhos e continuidades em condições não bem-sucedidas, o que permitirá verificar se as mudanças observadas tiveram impacto positivo e amplo sobre as populações do referido município. Projeto aprovado pela Resolução do CEPEX de nº 215 de 2012 com parecer de nº056/2012 da Câmara de Pesquisa da UNIMONTES.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Geusiani Pereira Silva e Nascimento - Integrante / Maria Ângela Figueiredo Braga - Coordenador / Sheyla Borges Martins - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: Geusiani Pereira Silva e Nascimento.
2.   2012-Atual. A Precarização do Trabalho dos Assistentes Sociais em Montes Claros
Descrição: Analisar as condições de trabalho dos assistentes sociais em Montes Claros. - Identificar as condições de trabalho a que estão submetidos os assistentes sociais no município de Montes Claros/MG - Verificar as novas exigências postas pelas mudanças no mundo do trabalho em tempos de reestruturação produtiva. - institucionalizado pela Resolução do Conselho de Ensino, pesquisa e extensão nº 270/2012 - Identificar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e os impactos no cotidiano dos assistentes sociais. - Verificar os adoecimentos e sofrimentos a que estão submetidas os assistentes sociais . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Leni Maria Pereira Silva - Coordenador / Denise Donisete Alencar Castro - Integrante.
Membro: Leni Maria Pereira Silva.
3.   2012-Atual. Análise de Impacto da Estratégia de Saúde da Família-ESF sobre o perfil de mobimortalidade e gastos com saúde na Região Norte do Estado de Minas Gerais
Descrição: A estruturação da Atenção Primária por meio da Estratégia de Saúde da Família trouxe consigo uma nova forma de enxergar e de trabalhar a saúde, contemplando as diretrizes do Sistema Único de Saúde, valorizando a integralidade e a longitudinalidade do cuidado prestado a população. A Atenção Primária à Saúde tem o papel de reconhecer o conjunto de necessidades em saúde e organizar as respostas de forma adequada e oportuna, por meio da avaliação da realidade local. O objetivo do estudo é analisar o impacto da Estratégia de Saúde da Família - ESF sobre a morbimortalidade no Norte de Minas Gerais, no período entre 2000 e 2012, considerando suas diferenças espaciais, segundo microrregiões de saúde, procurando correlacionar a morbidade por ICSAP, a mortalidade, a cobertura de ESF, o Produto Interno Bruto-PIB, a Renda Familiar, as Taxas de Alfabetização e os gastos com internações hospitalares. A metodologia proporá um estudo ecológico espacial de análise longitudinal retrospectivo e usará fontes de dados documentais disponibilizados pelo Ministério da Saúde no período de tempo examinado. A unidade de análise são os 86 municípios da região de Saúde do Norte do Estado. A técnica de análise estatística utilizará o modelo de regressão, com o objetivo de estabelecer uma relação de causa e efeito entre as Taxas de ICSAP , o percentual de Cobertura de Equipes de Saúde da Família ESF , a Renda Familiar, a alfabetização e o Produto Interno Bruto - PIB Per Capita . Os resultados desta pesquisa pretende orientar as políticas de saúde de atenção primária na região. Para os gestores, essas informações poderão funcionar como um indicador da qualidade do sistema local de saúde e contribuir para a avaliação da gestão e implantação de políticas de saúde de cuidado primário mais efetivas no Norte de Minas Gerais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Antônio Gonçalves Maciel - Coordenador / Maria Ivanilde Pereira - Integrante / Tatiana Froes Nascimento - Integrante / Mariângela Aparecida Pereira Gonçalves - Integrante / Virginia Antunes Nobre Mesquita - Integrante.
Membro: Antônio Gonçalves Maciel.
4.   2012-Atual. Ecologia e conservação das Matas Secas do Norte de Minas Gerais: Subprojeto 8 - Etnografia dos conflitos socioambientais em Matas Secas: caracterização socio-econômica, cultural e cartografia territorial dos povos tradicionais em conflito com UCs
Descrição: Identificar e analisar comparativamente os conflitos socioambientais que envolvem a criação das unidades de conservação em Matas Secas e os direitos territoriais das populações tradicionais das regiões, tendo como produto a caracterização sócio-econômico e cultural dessas populações e a cartografia de seus territórios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rômulo Soares Barbosa - Coordenador / Felisa Anaya - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Rômulo Soares Barbosa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Coelho de Oliveira - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Coordenador / Mário Marcos do Espírito Santo - Integrante.
Membro: Daniel Coelho de Oliveira.
5.   2012-2013. Identificação dos idosos analfabetos do bairro Delfino de Magalhães - Montes Claros-MG - com vistas a possibilitar sua inserção entre a população alfabetizada.
Descrição: O índice de analfabetismo entre os idosos no Norte de MG é relativamente significativo e este foi apontado pelos entrevistados, como um fator preponderante, para o desconhecimento do Estatuto do Idoso, uma vez que não sabem ler. Sendo o Idade da Prata um Programa interdepartamental, voltado ao desenvolvimento de ações com os idosos em linha de educação permanente, nos propomos a , junto ao Departamento de Educação da UNIMONTES solicitar/sugerir a realização de atividades que venham possibilitar seu conhecimento à leitura e a escrita.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) . Integrantes: Maria da Soledade Arruda de Lima - Coordenador / Viviane Bernadeth Gandra - Integrante / acadêmicos do 4º período de Serviço Social - Integrante.
Membro: Maria da Soledade Arruda de Lima.
6.   2012-Atual. Intérpretes dos Gerais: Cândido Canela, Hermes de Paula e Petrônio Braz - Um estudo da Literatura, da Memória e da Identidade do Norte de Minas Gerais
Descrição: O Projeto Intérpretes dos Gerais: Cândido Canela, Hermes de Paula e Petrônio Braz um estudo da Literatura, da Memória e da Identidade do Norte de Minas Gerais é de natureza interdisciplinar e tem o objetivo de estudar as representações da escrita de Cândido Canela, Hermes de Paula e de Petrônio Braz. A proposta de trabalho está centrada na leitura, análise e divulgação da tradição literária norte-mineira, representada neste projeto pelos três autores, e vincula-se ao objeto maior de se estabelecer uma sistemática de pesquisas que envolvam os aspectos literários, culturais e históricos dos Gerais mineiros, como forma de entender o seu povo, sua historicidade e suas peculiaridades. A escolha do corpus de estudo nasceu da minha pesquisa de doutoramento sobre a obra de João Guimarães Rosa, cujas estórias traduzem, divulgam e recriam poeticamente o sertão mineiro. Os três autores não foram escolhidos de forma aleatória: além de manterem identidade com as representações de mineiridade apontadas por mim em minha tese de doutorado, estão diretamente ligados a Guimarães Rosa e ao sertão de Minas Gerais. Petrônio Braz, nascido em São Francisco, cidade ribeirinha do norte de Minas, será estudado por meio do livro Serrano de Pilão Arcado, em que narra a história de Antônio Dó, conhecido jagunço mineiro e personagem do romance Grande sertão: veredas, de Rosa. Hermes de Paula, folclorista e historiador mineiro, autor do livro Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes, objeto de estudo desse projeto, compila lendas, manifestações folclóricas, provérbios e estórias em sua obra. Em minha tese, comprovo como o livro de Hermes de Paula serviu de substrato para a escrita de Guimarães Rosa. Cândido Canela, poeta e repentista montesclarense, será representado, neste trabalho, por meio do livro de poemas Rebenta-boi, no qual se vê a expressão autêntica do falar poético sertanejo, propagado por Guimarães Rosa em suas obras. A pesquisa terá como base teórica os estudos de J. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: João Batista de Almeida Costa - Coordenador / Telma Borges - Integrante / Ivana Ferrante Rebello e Almeida - Integrante / Marta Verônica Vasconcelos Leite - Integrante / Maria Alice Mota - Integrante.
Membro: João Batista de Almeida Costa.
7.   2012-Atual. Mapeamento dos idosos das vilas Mauricéia e Oliveira, em Montes Claros-MG, nos seus aspectos sócio, econômico e cultural para identificação das demandas que impactuam na qualidade de vida desse segmento da população estudada.
Descrição: Conhecer as condições de vidas da população idosa residente nessas comunidades, nas áreas de concentração populacional de mais baixa situação sócioeconômicacultural, com vistas a criar propostas que possibilitem minimizar as demandas identificadas. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Viviane Bernadeth Gandra Brandão - Coordenador / Maria da Soledade Arruda de Lima - Integrante.
Membro: Viviane Bernadeth Gandra Brandão.
Descrição: Conhecer as condições de vidas da população idosa residente nessas comunidades, nas áreas de concentração populacional de mais baixa situação sócioeconômicacultural, com vistas a criar propostas que possibilitem minimizar as demandas identificadas.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Maria da Soledade Arruda de Lima - Coordenador / Viviane Bernadeth Gandra - Integrante.
Membro: Maria da Soledade Arruda de Lima.
8.   2012-Atual. MINHA CASA MINHA VIDA: ESTUDO SOCIOLÓGICO SOBRE MODOS DE APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO EM CIDADE INTERMEDIÁRIA .
Descrição: Projeto de Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Letícia de Freitas Cardoso - Coordenador / Antonio Dimas Cardoso - Integrante / Leticia de Freitas Cardoso - Integrante.
Membro: Letícia de Freitas Cardoso.
9.   2012-Atual. Museu Pessoa do Sertão
Descrição: a coleta sistemática de todo o material obtido até o presente momento, acrescido da produção de novos materiais de sonoro-visuais de campo, com foco sobre as culturas populares de comunidades ribeirinhas do Alto-Médio São Francisco.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Integrante / Carlos Rodrigues Brandao - Coordenador / Maristela Correa Borges - Integrante.
Membro: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula.
10.   2012-Atual. Observatório dos Conflitos Ambientais de Minas Gerais: Devolução, atualização e capacitação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Coelho de Oliveira - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Coordenador / Felisa Anaya - Integrante.
Membro: Daniel Coelho de Oliveira.
11.   2012-Atual. OBSERVATÓRIO DOS CONFLITOS AMBIENTAIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS: DEVOLUÇÃO, ATUALIZAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE USUÁRIOS
Descrição: A presente proposta visa à devolução dos resultados da pesquisa e à capacitação dos segmentos sociais envolvidos em conflitos para potencializar o uso do portal eletrônico Mapa dos Conflitos Ambientais em Minas Gerais, de modo a amplificar as vozes dos atores atingidos e suas demandas. Como os usuários serão orientados a realizarem a atualização do portal, o Mapa não será uma apresentação estática dos conflitos ambientais, e sim um observatório dinâmico da realidade ambiental em Minas Gerais. Para tanto, serão elaborados informativos e cartilhas nos quais estarão registrados em diferentes linguagens e instrumentos de comunicação os resultados da pesquisa e as orientações para uso do sítio eletrônico. Pretende-se ainda que o mapa interativo desenvolvido constitua-se como um instrumento para análises e avaliações do quadro ambiental mineiro, sejam estas acadêmicas ou no âmbito de políticas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rômulo Soares Barbosa - Integrante / Andréa Zhouri - Coordenador / Eder Jurandir Carneiro - Integrante / Klemens Laschefski - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Rômulo Soares Barbosa.
Descrição: A presente proposta visa à devolução dos resultados da pesquisa e à capacitação dos segmentos sociais envolvidos em conflitos para potencializar o uso do portal eletrônico Mapa dos Conflitos Ambientais em Minas Gerais, de modo a amplificar as vozes dos atores atingidos e suas demandas. Como os usuários serão orientados a realizarem a atualização do portal, o Mapa não será uma apresentação estática dos conflitos ambientais, e sim um observatório dinâmico da realidade ambiental em Minas Gerais. Para tanto, serão elaborados informativos e cartilhas nos quais estarão registrados em diferentes linguagens e instrumentos de comunicação os resultados da pesquisa e as orientações para uso do sítio eletrônico. Pretende-se ainda que o mapa interativo desenvolvido constitua-se como um instrumento para análises e avaliações do quadro ambiental mineiro, sejam estas acadêmicas ou no âmbito de políticas públicas... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Isabel Cristina Barbosa de Brito - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Integrante / Andrea Zhouri - Coordenador / Felisa Cançado Anaya - Integrante / Daniel Coelho de Oliveira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Isabel Cristina Barbosa de Brito.
12.   2012-Atual. Projeto 10envolver
Descrição: Projeto Realizado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, Universidades Federais de Juiz de fora, Vales dos Jequitinhonha e Mucuri, de Minas Gerais e de Viçosa e a Fundação Universidade de Itaúna. Objetiva acompanhar os 10 municípios mineiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano IDH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Tathiane Paraiso da Silva - Coordenador / Geusiani Pereira Silva - Integrante / Jussara Machado Jardim Rocha - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Auxílio financeiro.
Membro: Tathiane Paraiso da Silva.
13.   2012-Atual. Reestruturação produtiva na produção do carvão vegetal no Norte de Minas Gerais
Descrição: A produção do carvão vegetal no Brasil foi marcada por processos de trabalho extremamente penosos, precários, informais, intensivos em trabalho. Na primeira década do séc. XXI iniciou-se o processo de reestruturação na produção do carvão vegetal proveniente da silvicultura de eucalipto na região Norte de Minas Gerais. A produção passou a ser baseada em capital intensivo o que, dentre outros impactos, ocasionou a exclusão de centenas de trabalhadores do processo produtivo. De acordo com pesquisas exploratórias para a elaboração do projeto foi verificada a exclusão de aproximadamente 400 (quatrocentos) trabalhadores do processo produtivo do carvão vegetal no município de Grão-Mogol/MG. O presente estudo tem por objetivo analisar e compreender esse processo de reestruturação na produção do carvão vegetal na região Norte de Minas Gerais, seus impactos quantitativos e qualitativos sobre os trabalhadores. Além disso, buscamos verificar alguns impactos ambientais do processo em curso, pois consideramos a temática ambiental como uma dimensão transversal que perpassa os estudos sobre as transformações no mundo do trabalho. Em termos metodológicos, recorre-se a uma ampla análise de dados provenientes de bibliografias, documentos (fontes secundárias) e de pesquisa empírica qualitativa com o recurso à história oral.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Gilmar Ribeiro dos Santos - Coordenador / Ricardo dos Santos Silva - Integrante / Maria da Luz Alves Ferreira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Gilmar Ribeiro dos Santos.
14.   2012-Atual. SUJEITO AGENTE - PESSOA SERTÃO:CULTURA POPULAR E PATRIMÔNIO CULTURAL NO ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Descrição: Realizar o registro interativo da memória-viva e de pessoas do sertão, de modo que os sujeitos populares participantes venham a se tornar, passo a passo, agentes-ativos da pesquisa, e dela participem enquanto atores da cultura popular e das história locais; assim como a disponibilização de diferentes registros de vidas e de memória de vidas de culturas populares das mais diversas categorias de pessoas residentes de preferência em comunidades tradicionais, com foco sobre as comunidades ribeirinhas do Alto Médio do Rio São Francisco em seu percurso em Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Coordenador / JOYCELAINE APARECIDA DE OLIVEIRA - Integrante / Carlos Rodrigues Brandao - Integrante / Samuel do Carmo Lima - Integrante / Angela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Alessandra Fonseca Leal - Integrante / Thais Dias Luz Borges - Integrante / Maristela Correa Borges - Integrante / mauro toledo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 6
Membro: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula.
15.   2012-Atual. Tambores da Afirmação: Negritude e Resistência no batuque dos Negros do Norte de Minas
Descrição: Neste projeto a estratégia de pesquisa, dada a performatividade das rodas de batuque, ocorrerá com filmagens dos momentos rituais em que estaremos realizando a coleta de dados para posterior construção de uma narrativa visual que fundamente a interpretação, narrada textualmente, que será construida tendo o instrumental teórico-metodológico de ritual como alicerce a partir do qual desenvolveremos a leitura dos tambores do batuque tocados nas comunidades negras norte mineiras. Ao aproximar analiticamente as comunidades selecionadas e já estudadas em outros momentos, tendo o batuque como meio de articulação, neste projeto pretendemos ampliar nossa compreensão sobre as comunidades negras norte mineiras em decorrência do foco de interpretação ser colocado nas mensagens que cada coletividade enuncia para si mesma e para as sociedades locais que as envolvem. O projeto será desenvolvido em sete comunidades em decorrência das diferenças de formas existentes e dos objetivos realizados e enunciados performativamente, seja para afirmação de si, culto aos antepassados, construção política de identidade em defesa da territorialidade coletiva, dentre outras. Apesar do conhecimento incipiente construído a partir de pesquisas de mestrado e de iniciação científica, sobre o batuque, dado os objetivos das mesmas terem sido outros, neste projeto pretendemos aprofundar a compreensão sobre as estratégias de afirmação comunitária que pode ser lido, pela análise ritual, nos momentos de festividade. Ao mesmo tempo em que procuraremos apreender os processos sociais vividos a partir das enunciações rituais realizadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: João Batista de Almeida Costa - Coordenador / Flávio José Gonçalves - Integrante / Cláudia Luz de Oliveira - Integrante / Ricardo Ribeiro Malveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Membro: João Batista de Almeida Costa.
16.   2012-Atual. Tradição dos Oprimidos? Tradição dos velhos catopês quilombolas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Angela Ernestina Cardoso de Brito - Coordenador / VELOSO, Sara Rodrigues - Integrante.
Membro: Angela Ernestina Cardoso de Brito.
17.   2012-Atual. TUDO BLACK NO PEDAÇO: Um Estudo de Caso Etnográfico sobre a cultura de jovens integrantes do Grupo Urbano Capa Preta , da Cidade de Montes Claros/MG.
Descrição: Projeto de Pesquisa de Tese qualificado em 25 Fevereiro de 2014 no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (11) . Integrantes: Letícia de Freitas Cardoso - Coordenador / Maria Claudia Coelho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Letícia de Freitas Cardoso.
18.   2012-Atual. Índice para priorização dos investimentos financeiros na atenção primária à saúde no SUS no Estado de MG.
Descrição: O objetivo do projeto é criar um índice para priorização dos investimentos financeiros na atenção primária à saúde no SUS no Estado de MG de acordo com as necessidades dos municípios. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antônio Gonçalves Maciel - Integrante / Murilo C. Xavier Fahel - Coordenador / Maria Ivanilde Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Antônio Gonçalves Maciel.

2011

1.   2011-Atual. Abordagem Didática Pedagógica da Educação a Distância (EAD): agentes, linguagens e tecnologias
Descrição: A fusão das tecnologias da comunicação com as tecnologias da informática possibilitaram um avanço quase inimaginável no campo da educação. No caso da Educação a Distância, essas possibilidades foram ainda maiores. As universidades mais tradicionais do país estão ofertando a modalidade a distância cuja procura crescente pode ser atribuída à possibilidade de o espaço tempo ser flexível, mensalidades mais acessíveis, entre outras. Para suprir essa demanda e atender a essa nova modalidade, este estudo objetiva delinear as abordagens didáticas pedagógicas da EAD, seus agentes, suas linguagens e suas tecnologias, problematizando como as mesmas se realizam nos cursos ofertados pelo Centro de Educação a Distância CEAD, compreendendo o período dos anos 2011 e 2012.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucio Flavio Ferreira Costa - Coordenador / Josiane Santos Brant - Integrante / Ramony Maria da Silva Reis - Integrante / Rogério Santos Brant - Integrante / Viviane Margareth Chaves Pereira Reis - Integrante / Márcia Rodrigues Souza Fagundes - Integrante / Maria Ângela Lopes Dumont Macedo - Integrante / Adriana Caldeira Mourão - Integrante / Maria Aparecida Queiroz - Integrante / Kathia Silva Gomes - Integrante / Fernando Guilherme Veloso Queiroz - Integrante / Betânia Maria Araújo Passos - Integrante.
Membro: Lucio Flavio Ferreira Costa.
2.   2011-Atual. Bioenergia, agricultura familiar e políticas de desenvolvimento: impactos socioeconômicos da produção de biodiesel nas regiões de influência da Petrobras
Descrição: A pesquisa tem como objetivo caracterizar, analisar e dimensionar os impactos sociais, econômicos e institucionais da instalação e da operacionalização, pela Petrobras Biocombustível, de unidades de produção industrial de biodiesel e da criação de uma cadeia produtiva correspondente, a partir da implantação de suas usinas em três estados do país: Bahia, Ceará e Minas Gerais. Na investigação, os impactos ambientais também serão objeto de tratamento, embora a ênfase principal recairá, de acordo com as recomendações da Petrobras Biocombustível, nos aspectos socioeconômicos e institucionais dos impactos decorrentes da existência da cadeia produtiva.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Rômulo Soares Barbosa - Integrante / Sérgio Pereira Leite - Coordenador / Alberto di Sabbato - Integrante / Nelson Delgado - Integrante / Georges Flexor - Integrante. Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Cooperação.
Membro: Rômulo Soares Barbosa.
3.   2011-Atual. Estudo sobre a metodologia de tipos ideais em Georg Simmel, Max Weber e Sérgio Buarque de Holanda
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Felipe Teixeira Martins - Coordenador.
Membro: Felipe Teixeira Martins.
4.   2011-2013. ESTÉTICA E RELIGIÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE TEXTOS DA BÍBLIA E A LITERATURA
Descrição: Propomos, por meio deste projeto, uma orientação de Iniciação Científica de seis acadêmicos. Com uma participação num estudo interdisciplinar sobre a Bíblia, num projeto anterior, em que se enfocava o episódio do sacrifício de Isaac em paralelo com a Odisséia, alguns alunos, interessados em aprofundar seus conhecimentos bíblicos, manifestaram interesse em outras passagens bíblicas. Interessados em promover a articulação entre o discurso literário e o religioso, especialmente das propriedades estéticas da narrativa, resolvemos propor um estudo cujo foco predominante fosse a bíblia. Lendo passagens variadas, percebe-se o elemento maravilhoso e outras propriedades expressivas como as metáforas, comuns na linguagem poética e mítica. Propomos, então um percurso investigativo do ponto em que religião e literatura se cruzam a partir de passagens da bíblia. Desse modo, o projeto de Iniciação Científica Literatura e religião, estudo comparativo entre a Odisséia e o Gênesis, no qual se focava apenas o sacrifico de Isaac, inspirou um afluente e receberá novo ponto de partida, o texto bíblico, inter-relacionando este ao estilo literário. Por meio da leitura, análise e pesquisa bibliográfica, será desenvolvido um percurso dialético e comparativo entre os aspectos estéticos, religiosos, e sociológicos dando relevo aos pontos de contato. Pretende-se promover o diálogo entre graduação dos orientandos e os conhecimentos dos orientadores, adquiridos nos cursos de pós-graduação, num debate que favorecerá os estudos sobre a interface entre estética e religião e seus registros com base nas normas da ABNT. Os conhecimentos serão compartilhados em diálogos entre os envolvidos, diretamente na pesquisa e em eventos acadêmicos com outros estudantes e professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) . Integrantes: Letícia de Freitas Cardoso - Coordenador / Professor Padre Dorival Souza Barreto - Integrante / Aurora Cardoso de Quadros - Integrante.
Membro: Letícia de Freitas Cardoso.
5.   2011-Atual. LASSAL Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Movimentos Sociais, Políticas Sociais e Democracia na América Latina e Caribe
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Camila Faria - Integrante / Pinheiro, L. F. - Coordenador.
Membro: Camila Faria.
6.   2011-Atual. OS IDOSOS AFRODESCENDENTES E AS POLÍTICAS SOCIAIS: Um estudo entre comunidades e agrupamentos quilombolas na microrregião de Montes Claros - MG.
Descrição: Identificar, descrever e analisar as condições de efetivação dos direitos sociais dos idosos afro descendentes residentes em agrupamentos ou em comunidades quilombolas, localizados nos municípios de Montes Claros-MG e Francisco Sá-MG, tendo em conta seu acesso as políticas sociais e os indicadores de qualidade de vida desses sujeitos.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Soledade Arruda de Lima - Coordenador.
Membro: Maria da Soledade Arruda de Lima.
7.   2011-Atual. Populações Tradicionais e Unidades de Conservação em Florestas Tropicais Secas: conflitos socioambientais em uma perspectiva comparativa no Brasil
Descrição: O projeto integra a Rede Temática de Pesquisa Biodiversidade e Regeneração Natural em Florestas Tropicais Secas Brasileiras do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - SISBIOTA Brasil. Objetiva identificar e analisar comparativamente os conflitos socioambientais que envolvem a criação das unidades de conservação em Matas Secas e os direitos territoriais das populações tradicionais das regiões, tendo como produto a caracterização sócioeconômico e cultural dessas populações e a cartografia de seus territórios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rômulo Soares Barbosa - Coordenador / Felisa Anaya - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Rômulo Soares Barbosa.
8.   2011-Atual. PROJETO 10ENVOLVER
Descrição: Realizar os diagnósticos das instâncias de participação popular (Associações, Sindicatos, Conselhos Municipais, grupos sociais formais e informais) das Escolas públicas, do patrimônio arqueológico, cultural, turístico e ambiental e das questões relativas ao Direito (legislação municipal, inquéritos civis, procedimentos administrativos e processos judiciais em tramitação cujos objetos possam interferir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano dos 10 municípios) e elaborar Planos de Intenções e projetos de ações acordados com a comunidade, que visem à melhoria das condições de vida e ao empoderameto da população daqueles municípios.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Luiz Wanderley dos Santos Lôbo - Coordenador / Geusiane Pereira Silva - Integrante / Jussara Machado Jardim - Integrante.
Membro: Luiz Wanderley dos Santos Lôbo.
9.   2011-Atual. PROJETO: BEIRA VIDA, BEIRA RIO: CULTURA, CULTURA POPULAR E PATRIMÔNIO CULTURAL NO ALTO MÉDIO SÃO FRANCISCO
Descrição: Esse projeto visa reunir pesquisas integradas com ênfase em processos e alternativas de produção, de identidade autoral, de circulação, e de gestão individual, corporada e/ou comunitária, de diferentes expressões de culturas patrimoniais, com foco sobre aquelas que são, ou poderiam vir a ser considerados como uma categoria de patrimônio cultural material ou imaterial, em territórios de comunidades tradicionais de trechos mineiros do rio São Francisco. Não pretendemos realizar uma pesquisa participante, de acordo com os termos em que tal modalidade de investigação social é tradicionalmente definida. Mas nossa proposta pode ser considerada como uma pesquisa-intervenção. Pois ao lado de sua dimensão propriamente acadêmico-científica, nossa etnocartografia visa o estabelecimento de um diálogo fecundo com comunidades tradicionais de nossa área de pesquisa. A observação participante, a entrevista coletiva e também a individual, a documentação não apenas de performances culturais , mas de momentos de ensaios ou de gestões antes, durante e após elas, serão nossas formas de pesquisa de campo mais cotidianas. Ao lado disto, pensamos coletar material de alta qualidade, em termos de fotografias, pequenos documentários em DVD, gravações de voz em longos depoimentos, que cumpram duas funções: a) constituírem-se em material próprio a diálogos de retorno com os próprios agentes culturais criadores, através de voltas às comunidades, de pequenos cursos e oficinas,, etc. b) venham a compor um primeiro INVENTÁRIO DA PESSOA DO SERTÃO. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) . Integrantes: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula - Coordenador / Rodrigo Herles dos Santos - Integrante / JOYCELAINE APARECIDA DE OLIVEIRA - Integrante / Carlos Rodrigues Brandao - Integrante / Angela Fagna Gomes de Souza - Integrante / Alessandra Fonseca Leal - Integrante / Maristela Correa Borges - Integrante / Marcelo Cervo Chelotti - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
Membro: Andréa Maria Narciso Rocha de Paula.
10.   2011-Atual. Reconhecimento e Política Cultural: relações entre música, trabalho e inexistência social
Descrição: Projeto de Pos Doutorado que investiga as perspectivas comunitaristas e liberalistas, buscando estabelecer relações entre Cultura e Política na periferia do capitalismo. Busco analisar o caso brasileiro, a partir de diferentes contextos musicais, onde a música atua como resistência e é portadora de conteúdos propícios ao reconhecimento social, atuando próximo ao movimento social, e por outro lado, situações em que outros conteúdos aparecem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (0) . Integrantes: Luci Helena Silva Martins - Coordenador / Casimiro M. Balsa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
Membro: Luci Helena Silva Martins.
11.   2011-Atual. Reestruturação produtiva na produção do carvão vegetal no Norte de Minas Gerais
Descrição: A produção do carvão vegetal no Brasil foi marcada por processos de trabalho extremamente penosos, precários, informais, intensivos em trabalho. Na primeira década do séc. XXI iniciou-se o processo de reestruturação na produção do carvão vegetal proveniente da silvicultura de eucalipto na região Norte de Minas Gerais. A produção passou a ser baseada em capital intensivo o que, dentre outros impactos, ocasionou a exclusão de centenas de trabalhadores do processo produtivo. De acordo com pesquisas exploratórias para a elaboração do projeto foi verificada a exclusão de aproximadamente 400 (quatrocentos) trabalhadores do processo produtivo do carvão vegetal no município de Grão-Mogol/MG. O presente estudo tem por objetivo analisar e compreender esse processo de reestruturação na produção do carvão vegetal na região Norte de Minas Gerais, seus impactos quantitativos e qualitativos sobre os trabalhadores. Além disso, buscamos verificar alguns impactos ambientais do processo em curso, pois consideramos a temática ambiental como uma dimensão transversal que perpassa os estudos sobre as transformações no mundo do trabalho. Em termos metodológicos, recorre-se a uma ampla análise de dados provenientes de bibliografias, documentos (fontes secundárias) e de pesquisa empírica qualitativa com o recurso à história oral... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Maria da Luz Alves Ferreira - Integrante / SANTOS, Gilmar Ribeiro. - Coordenador / SILVA, Ricardo dos Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Maria da Luz Alves Ferreira.
12.   2011-Atual. Regionalização da Saúde no Norte de Minas
Descrição: Trata-se de estudo teórico sobre processo de regionalização da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e a sua implementação na região de saúde do Norte de Minas Gerais. O estudo é realizado através de pesquisa bibliográfica e documental. A proposta da regionalização da saúde está presente nesta região desde a década de 1970 e atualmente estão configuradas oito (8) Microrregiões de Saúde, em que permanecem problemas relativos à iniqüidade da assistência à saúde e à intensa fragmentação dos serviços de saúde. . Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira - Coordenador / CORREIA, Idalécia Soares - Integrante.
Membro: Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira.

2010

1.   2010-Atual. Acompanhamento dos Acadêmicos Egressos dos Cursos de Ciências Sociais e Serviço Social do Centro de Ciências Sociais Aplicadas das Turmas de formandos dos anos de 2008 e 2009 da Universidade Estadual de Montes Claros-MG
Descrição: Pesquisa institucionalizada. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Adriana Medalha Perez - Coordenador / Alcione Gonçalves Vieira - Integrante / Rutineia Alves Ferreira - Integrante / Geusiane Pereira Silva - Integrante / João Bosco - Integrante.
Membro: Adriana Medalha Perez.
2.   2010-Atual. Grupo de Estudos do Consumo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Coelho de Oliveira - Coordenador / Lívia Barbosa - Integrante / Maria de Fátima Portilho - Integrante.
Membro: Daniel Coelho de Oliveira.
3.   2010-2013. Populações Tradicionais e Unidades de Conservação em Florestas Tropicais Secas: conflitos socioambientais em uma perspectiva comparativa no Brasil
Descrição: O projeto integra a Rede Temática de Pesquisa Biodiversidade e Regeneração Natural em Florestas Tropicais Secas Brasileiras do Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade - SISBIOTA Brasil. Objetiva identificar e analisar comparativamente os conflitos socioambientais que envolvem a criação das unidades de conservação em Matas Secas e os direitos territoriais das populações tradicionais das regiões, tendo como produto a caracterização socioeconômica e cultural dessas populações e a cartografia de seus territórios.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Daniel Coelho de Oliveira - Integrante / Rômulo Soares Barbosa - Coordenador / Felisa Anaya - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Daniel Coelho de Oliveira.
4.   2010-2013. Projeto Lassal/Vetiver
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Thiago Augusto Veloso Meira - Coordenador / Luci Faria Pinheiro - Integrante / Juan Retana Jimenez - Integrante / Giuseppina Rosária de Grazia - Integrante / Lúcio Figueiredo Lambert - Integrante / Graziela Ferreira Quintão - Integrante.
Membro: Thiago Augusto Veloso Meira.
5.   2010-Atual. QUEM PEGOU OS NOSSOS DIREITOS? Um mapeamento das condições de vida dos Idosos das Comunidades Quilombolas de São João da Ponte- Microrregião de Montes Claros-MG
Descrição: A pesquisa buscará conhecer as condições em que se encontram os idosos afro descendentes, moradores e residentes em comunidades quilombolas, localizadas no município de São Joao da Ponte- pertencente a microrregião de Montes Claros-MG, em relação aos artigos e parágrafos contidos no Estatuto do Idoso. E como está sendo o real papel do Estado na efetivação das leis criadas para os idosos. O Projeto tem duração prevista de 24 meses de execução, porém no momento ainda encontra-se desativado em fase de financiamento,. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria da Soledade Arruda de Lima - Coordenador / Angela Ernestina Cardoso de Brito - Integrante / André Ramos Caloni - Integrante / Sarita Amaro - Integrante.
Membro: Maria da Soledade Arruda de Lima.

2009

1.   2009-Atual. Perfil Sócio-econômico e demandas dos acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, campus Darcy Ribeiro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Adriana Medalha Perez - Coordenador / Rutineia Alves Ferreira - Integrante / Geusiane Pereira Silva - Integrante / Alcione Gonçalves Ribeiro Vieira - Integrante.
Membro: Adriana Medalha Perez.

2008

1.   2008-Atual. Pesquisa e Avaliação Institucional - Universidade Aberta do Brasil/UNIMONTES
Descrição: A equipe Avaliação Institucional e de Pesquisa da UAB / UNIMONTES tem como objetivos proceder a avaliação das atividades realizadas nos 14 polos/cidades onde são ofertados 9 diferentes cursos de licenciatura, a saber: Cursos - Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, História, Geografia, Letras Espanhol, Letras Inglês e Letras Português e Pedagogia; Polos - Almenara, Buritizeiro, Carlos Chagas, Itamarandiba, Mantena, Pedra Azul, Pompéu, São João da Ponte, Cristália, Francisco Sá, Janaúba, Januária, Lagoa Santa e Urucuia.O trabalho consiste na realização de pesquisas junto a alunos e professores relativas às atividades de ensino, pesquisa, extensão. Os resultados das pesquisas são disponibilizados a todos através do site cujos relatórios e textos permitem avaliação de todas as atividades realizadas em Montes Claros, nos polos e respectivos cursos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucio Flavio Ferreira Costa - Coordenador / Kathia Silva Gomes - Integrante.
Membro: Lucio Flavio Ferreira Costa.

2007

1.   2007-Atual. Financiamento e Gastos com Segurança Pública no Estado de Minas Gerais
Descrição: discutir a criminalidade e a violência, propondo um estudo dos gastos e alocação de recursos em segurança pública nos maiores municípios do Estado de Minas Gerais, procurando associar os seus efeitos aos níveis de criminalidade que acometem a população deste Estado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Antônio Gonçalves Maciel - Coordenador. Financiador(es): Universidade Estadual de Montes Claros - Remuneração.
Membro: Antônio Gonçalves Maciel.

2006

1.   2006-Atual. Minas Telecárdio: implantação e avaliação da efetividade de um Sistema Piloto de Telecardiologia em Minas Gerais
Descrição: Aferir a efetividade e o custo de implantação e utilização do sistema de Telemedicina, no atendimento às doenças cardiovasculares isquêmicas, no Estado de Minas Gerais, visando contribuir para melhorias no planejamento das políticas públicas na área de saúde do Estado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Antônio Gonçalves Maciel - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Antônio Gonçalves Maciel.


(*) Relatório criado com produções desde 2013 até 2013
Data de processamento: 04/12/2014 15:15:42