A Universidade Estadual de Montes Claros é parceira na campanha de prevenção organizada pelo Corpo de Bombeiros para o período de Carnaval. Nesta semana, o reitor João dos Reis Canela se reuniu com o comandante do 7º Batalhão de Bombeiro Militar (7ºBBM), Major Waldeci Gouveia Rodrigues, o capitão Darlan Moreira Soares e integrantes da gestão superior da Universidade para acertar detalhes da parceria. A reunião contou com a presença da pró-reitora de Extensão, professora Marina Queiroz, do Diretor de Gestão de Campi, Giuliano Vieira Mota e do assessor de Projetos Especiais de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.
Um dos pontos do acordo está na cessão de espaços do Centro Esportivo Universitário João Valle Maurício (CEU) para treinamento e instrução de 200 bombeiros militares, que ampliarão o atendimento, principalmente, nas cidades ribeirinhas que, durante o período carnavalesco, registram alto índice de afogamentos. Em geral, são lugares que possuem rios, barragens, cachoeiras, córregos e lagoas. A capacitação acontecerá entre os próximos dias 18 e 21.
Capacitação
“Os treinamentos acontecem em dois momentos, com estudos teóricos sobre atendimento pré-hospitalar em sala, e prático, quando utilizaremos a piscina olímpica da Universidade para simular salvamentos e atendimentos às vítimas de afogamento”, observa o capitão Darlan Moreira Soares, que integra a equipe de capacitação dos Bombeiros.
Atualmente, o 7º BBM conta com um efetivo de 600 militares, com atendimento em 123 cidades do Norte de Minas, incluindo parte expressiva de cidades limítrofes com o Sul da Bahia.
Várias vezes durante a semana, o efetivo da corporação já realiza atividades de condicionamento físico e natação, no Centro Esportivo da Unimontes. Para o reitor João Canela, “a cada ano renovamos a parceria e o compromisso com o Corpo de Bombeiros, instituição que zela pela prevenção da sociedade e tem nos acompanhado na segurança em relação aos eventos e na fiscalização das obras da Universidade”.