Com mais de 350 mil atendimentos, 80 municípios atendidos e mais de 3 mil acadêmicos envolvidos diretamente nas ações ao longo de 18 anos, o Projeto Unimontes Solidária retomou suas atividades em 2020, em janeiro deste ano, em Santa Cruz de Salinas. Em fevereiro é a vez de Capitão Enéas receber a caravana solidária de acadêmicos e professores da Universidade Estadual de Montes Claros, a partir desta quarta-feira (12/2). As atividades solidárias serão realizadas no município até o próximo domingo (16/02).
O Projeto Unimontes Solidária é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). As ações em Capitão Enéas contam com o apoio da prefeitura da cidade, que tem 15,2 mil habitantes, distante 63 quilômetros de Montes Claros.
A equipe do projeto solidário da Unimontes vai desenvolver uma série de atividades em Capitão Enéas, como recreação e lazer, gincanas, jogos e brincadeiras, cama elástica e várias atividades lúdicas para crianças, além de orientações para toda a população sobre cuidados com a saúde, teste de glicemia, aferição de pressão e vacinação. Estão previstas palestras sobre sexualidade e depressão na adolescência a iniciativas sociais e socioambientais, como o pedal ecológico.
Haverá ainda orientações jurídicas e atendimento ao público sobre os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
As ações voluntárias se concentrarão nos bairros Bela Vista e Morada do Parque, além da Praça do Bairro Sapé e do Mercado Municipal. A programação também vai se estender aos distritos de Caçarema e Santana da Serra.
INCENTIVO À PRESERVAÇÃO DA NATUREZA
A caravana do Projeto Unimontes Solidária também incentivará a adoção de melhores práticas socioambientais no município, promovendo a orientação para a conservação da natureza e o plantio de mudas em diferentes pontos da cidade.
As atividades socioambientais serão incrementadas com um pedal ecológico, que acontecerá sábado (15/02), com a participação de dois grupos. A equipe de Capitão Enéas vai se concentrar a partir das 6h30min, em frente ao Centro Esportivo Orlando Amaral. ÁS 7 horas, sairá em direção a Poço Novo, as margens da Estrada Produção, na zona rural de Montes Claros.
Uma outra equipe sairá de Montes Claros (em frente ao Posto da Produção e ao Max-Min Clube), com concentração também marcada para as 6h30min. Ás 7 horas, os ciclistas seguirão pela Estrada da Produção, em direção a Poço Novo, onde vai encontrar o outro grupo, oriundo de Capitão Eneas. Após o café em Poço Novo, os ciclistas das duas equipes seguirão para Capitão Enéas (onde a chegada está prevista para às 10 hs). Ao todo serão percorridos 66,5 quilômetros no pedal ecológico.
Unimontes Solidária
O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No histórico, já são 80 municípios contemplados na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros; Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e região central de Minas Gerais.
O objetivo é levar atividades voluntárias para cidades cujo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é abaixo da média do Estado.