Conteúdo do Site Antigo

Capes/MEC recomenda mais dois mestrados profissionais da Unimontes

By DTI

November 03, 2015

Foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), mais dois programas de mestrados profissionais próprios da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). As áreas contempladas são de “Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial” e de “Saúde Coletiva e Saúde da Família – Medicina Comunitária”.

A Unimontes passa a contar com 18 cursos próprios de pós-graduação Stricto sensu recomendados pela Capes/MEC, sendo 15 mestrados (nove acadêmicos e seis profissionais) e três doutorados.

O projeto do mestrado em “Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial” foi elaborado pelos professores do Departamento de Ciências Econômicas. Serão oferecidas 15 vagas e o curso terá duração de dois anos. A expectativa é para a publicação do edital de seleção em janeiro próximo, com atividades a partir de março de 2016.

A proposta do mestrado em “Saúde da Família e Medicina Comunitária” foi elaborada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), tendo como um dos parceiros a Unimontes. A proposta funcionará sob a forma de Rede com a Unimontes sendo um dos polos desta Rede. A oferta prevista é de 20 vagas.

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Júnior, destaca os avanços nos cursos de mestrado e doutorado. “O resultado positivo desta expansão verifica-se não somente pelo aumento do número de professores com titulação de mestre e doutor, mas também na melhoria da qualidade dos cursos da universidade. Cria-se um ambiente e uma plataforma da pós-graduação Stricto sensu na instituição com enorme impacto para a comunidade universitária e para a sociedade com um todo”, observa o pró-reitor.

Ele destaca, ainda, que para este crescimento tem sido fundamental o suporte de outros agentes não menos importantes, como as agências de fomento como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o apoio institucional da Capes/MEC e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

O professor Hercílio Martelli Júnior ressalta que o mestrado em “Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial” é o único programa profissional de curso de Pós-Graduação Stricto sensu da região que contempla estas áreas. Na elaboração do projeto, a Unimontes contou com a parceria do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Uma das responsáveis pelo encaminhamento da proposta a Capes/MEC, a chefe do departamento de Economia da Unimontes, professora Tânia Marta Maia Fialho, lembra que o mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial terão grande importância para o setor produtivo. “O desenvolvimento econômico depende desenvolvimento da estratégia empresarial. Desta forma, o mestrado será um instrumento de análise e de promoção do desenvolvimento local e regional”, afirma a chefe de departamento.

Já o mestrado profissional em “Saúde da Família e Medicina Comunitária” teve a participação do professor João Batista Silvério, do curso de Medicina da Unimontes. “O objetivo é aprimorar a formação de professores da área médica, com foco na atenção básica à população”, enfatiza Silvério.

CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADOS DA UNIMONTES

Com as novas recomendações da Capes/MEC, a Unimontes passa a contar com os seguintes cursos de pós-graduação Stricto sensu próprios: mestrados profissionais – Biotecnologia, Cuidados Primários em Saúde, Modelagem Computacional e Sistemas; Letras/Profi-Letras, Desenvolvimento Econômico e Estratégia Empresarial e Saúde da Família e Saúde Coletiva.

Mestrados acadêmicos – Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social, Geografia, História, Estudos Literários, Produção Vegetal no Semiárido, Sociedade, Ambiente e Territórios e Zootecnia.

Doutorados – Ciências da Saúde, Desenvolvimento Social e Produção Vegetal no Semiárido.

A Pró-reitoria de Pós-graduação espera anunciar, ainda este ano, novas propostas de mestrado e doutorado para a comunidade.