A Unimontes conseguiu a liberação de R$420 mil em recursos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, para estruturação das suas atividades de pesquisa, incluindo a aquisição de diversos equipamentos.O montante foi aprovado no âmbito do edital do Programa Pró-Equipamentos (PPE), que visa auxiliar as universidades e os pesquisadores no desenvolvimento dos projetos de investigação científica. No Edital do PPE/Capes foram contempladas propostas de instituições de pesquisa e ensino superior de todo país que terão prazo de24 meses ( de dezembro de 2024 a dezembro de 2026) para a execução dos projetos.
“Os investimentos na aquisição dos equipamentos, viabilizados com os recursos a serem liberados pela Capes/MEC, vão possibilitar a estruturação e a melhoria das condições de trabalho dos nossos pesquisadores. Com certeza, teremos um impulso na pesquisa científica e tecnológica na universidade, com resultados altamente positivos para toda sociedade”, avalia o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago
Ele ressaltou ainda que a aprovação da proposta pela Capes/MEC resulta da competência da equipe da Unimontes responsável pelo projeto. O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, que também é coordenador do projeto no âmbito da Universidade, explica que, além da estrutura da investigação científica e tecnológica, será ampliada a capacidade de divulgação científica da instituição. Essa melhoria, ressalta, será assegurada a partir da compra de equipamentos de uso editorial e estruturas para videoconferência; e o apoio à estruturação de laboratórios de pesquisa científica e tecnológica já existentes, integrados aos 23 programas de Pós-Graduação da universidade, graças ao PPE/Capes.
Projeto Estratégico
O projeto estratégico elaborado pelo pró-reitor conta com dois eixos. O primeiro deles é referente a equipamentos para divulgação científica. O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar a visibilidade das produções acadêmicas, a partir da aquisição de equipamentos de ponta como estações de trabalho de alta performance para edição de conteúdos audiovisuais, câmeras de alta definição, microfones, kits de iluminação, painéis interativos, servidores de armazenamento para dados audiovisuais e softwares especializados de edição e publicação. A intenção é utilizá-los na produção de materiais didáticos, vídeos científicos, podcasts, livros e outros formatos de comunicação adaptados às demandas contemporâneas.O segundo eixo centra na estruturação de laboratórios multiusuários e demais laboratórios em estruturação de uso compartilhado, cuja rede atende diretamente aos 23 programas de pós-graduação existentes na Unimontes. Nesse caso, o projeto prevê modernização e complementação de equipamentos essenciais para os laboratórios, com foco na promoção de pesquisas de ponta e na formação qualificada de recursos humanos. Para tanto, serão adquiridos equipamentos como microscópios avançados, equipamentos de espectrometria, sistemas de análise de dados e estações de trabalho com capacidade ampliada para simulações computacionais.“Não apenas os pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Unimontes serão beneficiados, mas também serão fortalecidas as parcerias interinstitucionais, ampliando o alcance dos laboratórios como núcleos regionais de inovação e produção científica”, avalia o professor Marlon Cristian Toledo Pereira. “Ao articular a ampliação da infraestrutura para divulgação científica com o fortalecimento dos laboratórios multiusuários, a iniciativa visa alinhar-se às demandas do desenvolvimento científico e tecnológico, promovendo a inclusão, a excelência acadêmica e a inovação”, completa.O pró-reitor frisa ainda que, para se ter ideia do alcance da iniciativa, só de laboratórios multiusuários – utilizados por várias áreas de ensino – serão 21 os beneficiados, além dos demais laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. “Trata-se de impulso que abrangerá as ciências exatas, biológicas, agrárias, sociais e humanas na Unimontes”, afirma o professor Marlon Toledo Pereira. Ele faz questão de destacar que, na execução do projeto, atuará sempre em sintonia com a pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso.PPE CAPESO Programa Pró-Equipamentos objetiva fortalecer a infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino Superior e nos institutos de Pesquisa brasileiros, com aquisição e atualização de equipamentos. De modo a criar condições adequadas para realização de pesquisas de alta qualidade e formação de pessoal altamente qualificado, essenciais para o avanço da ciência e tecnologia no país.