Um dos maiores concursos públicos para docentes do Brasil é realizado na Universidade Estadual de Montes Claros desde o último dia 10. As provas de conhecimento para o preenchimento de cargos da carreira de professor de Educação Superior da Unimontes vêm sendo aplicadas no prédio 1 do campus-sede, com 30 salas à disposição – além do auditório do prédio 6. Em situações de necessidade, a comissão organizadora utiliza salas de outros centros de ensino.
A Universidade recebeu 4.503 inscrições para este concurso, que oferece 637 vagas. São 421 bancas examinadoras com seis professores em cada – três titulares e três suplentes (de um a dois docentes convidados de outras instituições de ensino superior). O concurso contempla os 27 departamentos da Unimontes.
Cerca de duas mil pessoas estão diretamente envolvidas para a operacionalização do processo seletivo entre professores das bancas, organizadores, pessoal de apoio, logística, segurança, porteiros e motoristas. Os trabalhos iniciam todos os dias das 7h às 23h30. Em 48 horas após a realização das provas, os resultados preliminares e a abertura de recursos são publicados no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.
CANDIDATOS
“Estou surpreso com a velocidade nas correções das provas e com a boa condução dos trabalhos. Já participei de quatro concursos em instituições federais e não vi uma organização tão boa quanto esta montada aqui pela Unimontes. Retificações mínimas foram feitas no edital e de forma pontual. Minhas perspectivas são boas e espero garantir uma vaga”, afirmou Taffarel Brant Ribeiro. Doutorando em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o jovem é natural de Patos de Minas e concorre a vaga na área de computação.
Confira:
Já o montes-clarense Vinícius Dias Rodrigues quer ser professor da Instituição que se graduou. Concorre a uma vaga para se tornar docente no curso de Educação Física da Unimontes. “Fiz inscrição para duas áreas e espero garantir uma vaga. A estrutura montada aqui no campus ficou excelente, o que facilita a realização das provas”, disse o candidato.
Presidente da Comissão Especial do Concurso Público das Unimontes, o professor Claudionor Barros informou que, até o momento, as ações seguem de forma organizada com a efetiva lisura e transparência em todo o processo. “O balanço até agora é positivo com número reduzido de desistentes. A comissão e toda equipe trabalham no sentido de garantir boa estrutura e organização para os candidatos”, disse.
Informações: Comissão Especial do Concurso – 3229-8246