Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Câncer de mama em discussão na Jornada Sogimig/Unimontes

A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela (ASCOM)

Foi iniciado nessa quinta-feira (25/08), em Montes Claros, o XXXV Encontro Mineiro de Ginecologistas e Obstetras (Emgo), realizado em conjunto com a VI Jornada da Sogimig/Unimontes. Os dois eventos, que terminam neste sábado, são promovidos pela Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais e pela Universidade Estadual de Montes Claros. As atividades acontecem no salão de eventos da Sociedade Rural de Montes Claros, com palestras e mesas redondas.

Neste sábado, pela manhã (8 às 9 horas), haverá discussão clínica sobre o tema “câncer de mama e gravidez”, com a participação dos especialistas Eliana Maia, Gessandro Elpídio Fernandes Barbosa e Juliana Pires Correa. Em seguida (9 às 10 horas), acontecerá a discussão interativa “Avaliação da vitalidade fetal em amniorrexe prematura, trabalho de parto prematuro, gestação prolongada: quais as evidências?”. A mesa redonda será presidida pelo professor Hubert Caldeira, tendo como debatedora Maria Teresa Penido. A partir das 10h30, serão discutidos os “Avanços em cirurgia endoscópica”.

Ao participar da solenidade oficial de abertura, quinta-feira à noite, o reitor João dos Reis Canela destacou o trabalho da instituição na formação de médicos das áreas de ginecologia e obstetrícia, ressaltando a importância da parceria com a Sogimig para a educação continuada e melhoria da qualificação profissional. “Parcerias como essa garantem a renovação de conhecimentos dos profissionais médicos, sob o manto da ética, da moral e dos bons costumes. Esse evento, além de debater a educação continuada, evidenciará novas técnicas e procedimentos médicos”, ressaltou.

O professor João Canela salientou a relevância da atualização do conhecimento por parte dos operadores do sistema de saúde em todas das áreas, frisando que a Unimontes, além de manter um curso de medicina de qualidade, proporciona a prática dos ensinamentos de saúde no Hospital Universitário. Ele lembrou que “uma das formas supremas do viver humano é o exercício da educação”.

O reitor enalteceu o trabalho dos profissionais da ginecologia e obstetrícia. Nesse sentido, prestou homenagem ao casal de médicos José Rametta Santos e Maria de Jesus Rametta, professores eméritos da Unimontes. “Os professores José Rametta e Maria de Jesus são autênticos ícones da ginecologia e obstetrícia de Montes Claros e representam exemplos a serem seguidos por acadêmicos e outros profissionais da área”, enfatizou João Canela.

O presidente da Sogimig, Marcelo Lopes Cançado, disse que conhece “o trabalho ímpar e exemplar” dos profissionais em ginecologia e obstetrícia em Montes Claros e “a importância da parceria com a Unimontes para a formação e capacitação de novos médicos na área”. Já o organizador dos eventos e vice-presidente da Regional Norte da Sogimig, Hubert Caldeira, lembrou que o encontro visa divulgar os novos conhecimentos para a melhoria do atendimento às gestantes e para a humanização do nascimento, incentivando o parto natural. “Reunimos mais uma vez nessa luta incessante de quebra de paradigmas, divulgando e ensinando destemidamente que os nascimentos naturais são mais saudáveis”, afirmou Hubert.

Participaram também dos trabalhos o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, professor Geraldo Edson  Guerra, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Unimontes, professora Maria das Mercês Borém Correia Machado, o diretor da Faculdade de Medicina de Barbacena, professor Marco Aurélio Bernardes de Carvalho, a diretora técnica dos Serviços de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia de Oliveira, o presidente da Regional Norte de Sogimig, professor Marco Aurélio Martins de Souza, e o superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, economista José Otávio Braga Lima.