Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Campus Paracatu em destaque com a 1º Semana de Integração Pedagogia e Tecnologia em Agronegócio

Ampliar o universo dos saberes. Essa foi a proposta dos acadêmicos e docentes dos cursos de Pedagogia e de Tecnologia em Agronegócio do Campus da Universidade Estadual de Montes Claros, em Paracatu (Noroeste), com a realização da 1º Semana de Integração Pedagogia e Tecnologia em Agronegócio. Durante três dias (23 a 25/6), o público acadêmico e os convidados da comunidade puderam fomentar debates e conhecer mais sobre os conteúdos desenvolvidos dentro da sala de aula – a partir das disciplinas dos cursos.

Entre os temas abordados, foi discutida a atuação da Unimontes no âmbito do Ensino, da Pesquisa e Extensão por meio de exposições, apresentações culturais, oficinas pedagógicas e atividades de campo. “A Semana realça o comprometimento, o espírito de liderança, a diversidade de opiniões e de saberes. Alunos e professores buscam o mesmo objetivo de consolidar o conhecimento em sala de aula como ferramenta transformadora de realidades”, explicam os organizadores do evento.

TEMÁTICAS

Nos dois primeiros dias de evento, destaque para a temática “Ampliando o Universo dos Saberes”, que reforçou a importância e a necessidade da integração entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento. “A interação entre docentes e discentes, além da participação de um público diversificado de estudantes de outras entidades, amigos e familiares, contribuiu para um evento bem sucedido”, destacam os acadêmicos do 5º período de Tecnologia em Agronegócio.

Já no dia 25, os inscritos participaram de um dia de campo realizado na zona rural da cidade. “O apoio dos alunos e professores da Unimontes na organização do dia de campo demonstrou a credibilidade da Universidade junto aos produtores rurais da região. O evento contou com palestras de importantes profissionais do agronegócio brasileiro, contribuindo para o conhecimento de todos os presentes”, destaca a coordenadora do Campus Paracatu, professora Elisabete Xavier da Silva, que teve o apoio dos professores Hugo Thiago Amaral, Lucelina Nunes Araújo, Rejane Aparecida Ribeiro dos Santos, Bernarda Elane e Fernando Etiene Teixeira Júnior.

A partir da experiência do evento realizado em Paracatu, a expectativa dos organizadores é articular novas parcerias para que novas programações façam parte da rotina dos acadêmicos. “Nosso objetivo é formar profissionais cada vez mais atentos as demandas do mercado, visando o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões onde estiverem inseridos, acrescenta a coordenadora.