Conteúdo do Site Antigo

Campus Januária apresenta livro que resgata obra do folclorista Manoel Ambrósio

By DTI

July 31, 2015

Como parte da programação especial em homenagem aos 20 anos de implantação do campus em Januária (Norte de Minas), a Universidade Estadual de Montes Claros promove neste sábado (1º de agosto), o lançamento da obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco”.

O livro é organizado pelos professores Ros”elles Magalhães Felício e Carlos Cezar de Carvalho, ambos da Unimontes, e também conta com a participação do professor Ramiro Esdras Carneiro Batista, da Universidade Federal do Amapá. O lançamento será no espaço da Casa da Memória do Vale do São Francisco, em Januária, em solenidade a partir das 20 horas.

Os autores explicam que a publicação, na verdade, faz um resgate histórico ao reproduzir, numa versão moderna, a obra original escrita em 1912 pelo januarense Manoel Ambrósio Alves de Oliveira (in memoriam). A primeira edição foi imprensa somente em 1934, em São Paulo, graças à amizade do autor com também escritor Nelson Benjamin Monção, que residia na Capital Paulista.

Também coordenadora do campus Unimontes em Januária, a professora Rose’lles Magalhães explica que a obra a ser lançada neste sábado foi “transcrita, literalmente, dos manuscritos do autor”. Os originais, segundo a organizadora, assim como outras obras do escritor, fazem parte o acervo do Centro de Documentação, Informação, Cultura e Memória “Manoel Ambrósio”, que funciona no campus da Unimontes naquele município.

LENDAS, NARRATIVAS E CONTOS

A obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco” reúne uma coleção com 12 lendas, 13 narrativas e 15 contos do imaginário regional e universal que retrata o modus vivendi dos ribeirinhos nos primeiros anos do século passado.

Nascido em 7 de setembro de 1865, Manoel Ambrósio foi professor, folclorista e político. Fez parte da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte e do Instituto Geográfico Mineiro. Também em Januária, foi fundador o Partido do Luzeiro – que tinha como principal corrente contrária o Partido dos Escureiros. Ele faleceu em 24 e agosto de 1947.

O evento conta com o apoio da Academia Januarense e Letras (AJL), Centro de Artesanato Região de Januária, Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Professora Zizi Aquino e Casa da Memória do Vale do São Francisco.

Em abril, na abertura das comemorações pelos vinte anos do campus da Unimontes em Januária, foi realizado o ciclo de debates “Pedagogia em Foco – Refletindo as Práticas Pedagógicas”, organizado pelo 8º período do referido curso.

SERVIÇOLançamento do livroBrasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São FranciscoData: 1º/08Local: Casa da Memória do Vale do São Francisco (Januária)Horário: 20 horas