Como parte da programação especial em homenagem aos 20 anos de implantação do campus em Januária (Norte de Minas), a Universidade Estadual de Montes Claros promove neste sábado (1º de agosto), o lançamento da obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco”.
O livro é organizado pelos professores Ros”elles Magalhães Felício e Carlos Cezar de Carvalho, ambos da Unimontes, e também conta com a participação do professor Ramiro Esdras Carneiro Batista, da Universidade Federal do Amapá. O lançamento será no espaço da Casa da Memória do Vale do São Francisco, em Januária, em solenidade a partir das 20 horas.
Os autores explicam que a publicação, na verdade, faz um resgate histórico ao reproduzir, numa versão moderna, a obra original escrita em 1912 pelo januarense Manoel Ambrósio Alves de Oliveira (in memoriam). A primeira edição foi imprensa somente em 1934, em São Paulo, graças à amizade do autor com também escritor Nelson Benjamin Monção, que residia na Capital Paulista.
Também coordenadora do campus Unimontes em Januária, a professora Rose’lles Magalhães explica que a obra a ser lançada neste sábado foi “transcrita, literalmente, dos manuscritos do autor”. Os originais, segundo a organizadora, assim como outras obras do escritor, fazem parte o acervo do Centro de Documentação, Informação, Cultura e Memória “Manoel Ambrósio”, que funciona no campus da Unimontes naquele município.
LENDAS, NARRATIVAS E CONTOS
A obra “Brasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São Francisco” reúne uma coleção com 12 lendas, 13 narrativas e 15 contos do imaginário regional e universal que retrata o modus vivendi dos ribeirinhos nos primeiros anos do século passado.
Nascido em 7 de setembro de 1865, Manoel Ambrósio foi professor, folclorista e político. Fez parte da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte e do Instituto Geográfico Mineiro. Também em Januária, foi fundador o Partido do Luzeiro – que tinha como principal corrente contrária o Partido dos Escureiros. Ele faleceu em 24 e agosto de 1947.
O evento conta com o apoio da Academia Januarense e Letras (AJL), Centro de Artesanato Região de Januária, Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Professora Zizi Aquino e Casa da Memória do Vale do São Francisco.
Em abril, na abertura das comemorações pelos vinte anos do campus da Unimontes em Januária, foi realizado o ciclo de debates “Pedagogia em Foco – Refletindo as Práticas Pedagógicas”, organizado pelo 8º período do referido curso.
SERVIÇOLançamento do livroBrasil Interior – Palestras populares Folk-lore das margens do São FranciscoData: 1º/08Local: Casa da Memória do Vale do São Francisco (Januária)Horário: 20 horas