Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Campus Janaúba é parceiro na realização do “Plant Cacau – 2º Workshop Tecnologias para Produção de Cacau no Semiárido de Minas Gerais”

Estão abertas as inscrições para o 2° Workshop Tecnologias para Produção de Cacau no Semiárido de Minas Gerais – Plant Cacau. Coordenado pelo Projeto GEPEFT e Uniagro Consultoria Agrícola Jr, o evento acontece no dia 19 de maio, de 7h30 às 18h, em Janaúba, e conta com o apoio do Campus Janaúba da Unimontes.

De acordo com o professor Willer Fagundes de Oliveira, vinculado ao Departamento de Ciências Agrárias da Unimontes, foram convidados produtores rurais, consultores agrícolas, empresas do agronegócio, pesquisadores, professores e acadêmicos da área. A expectativa é receber um público de 300 pessoas.

As inscrições para o evento podem ser feitas gratuitamente na plataforma Sympla, pelo link. O evento acontece no Centro Cultural Marly Sarney, em Janaúba-MG.

PROGRAMAÇÃO

O workshop está dividido em dois momentos: 1° cenário, quando será realizada visita às estações na Fazenda da Unimontes, e 2° cenário, com palestras com especialistas na cultura do cacaueiro. Na Fazenda da Unimontes, a programação acontece de 8h às 12h.
Num primeiro momento será discutida a produção de cacau a pleno sol no semiárido de Minas Gerais, resultados obtidos, com o professor da Unimontes, Victor Martins Maia.

Na sequência, será discutido o “Manejo de irrigação do cacau e os resultados obtidos com mediação do professor da Unimontes, Silvânio Rodrigues dos Santos. Em seguida, o professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), George Andrade Sodré, aborda a produção de cacau e práticas culturais.

No segundo cenário, acontecem quatro palestras em sequência. “Nutrição do cacau a pleno sol para obtenção de altas produtividades”, com o professor José Olimpio de Souza Júnior (UESC).

“Mercado e Comercialização do Cacau”, com Rob Willemsen, da Consultoria HB Trade e Consultoria; “Produção de chocolate Tree To Bar: agregrando valor ao Cacau”, com Rodrigo Morais Souza, da Martinus Chocolates Tree To Bar; “Indicação geográfica e qualidade do cacau: colheira, fermentação e secagem”, com Cristiano de Souza Sant’Ana – CIC.