Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Campus de São Francisco: Reitoria promove aproximação e alinhamento de ações

Projeto levará encontro também aos demais campi

Ampliar a integração entre os diversos campi da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); permitir a aproximação entre os gestores e a comunidade acadêmica; e facilitar a troca de informações gerenciais. Estes são objetivos que fazem parte da proposta de trabalho da gestão da Unimontes que, desde o início do ano, realiza encontros com professores, alunos e servidores técnico-administrativos do campus-sede e dos outros 11 campi da insituição no Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha.

Para a gestão, o resultado tem sido benéfico, com a apresentação de demandas e encaminhamentos feitos pelos gestores fora da sede. Em algumas unidades, como nos campi de Bocaiuva, Almenara, Janaúba e Januária, o alinhamento de ações trouxe resultados positivos com a melhoria da infraestrutura, logística e adequação de processos.

“Mesmo diante das dificuldades e desafios sempre observamos que a participação coletiva da nossa comunidade acadêmica tem demonstrado, de forma criativa, uma ação prática para a busca de soluções, além da melhoria nas relações institucionais e maior transparência no trabalho institucional”, analisa o reitor, professor João dos Reis Canela.

SíO FRANCISCO

O encontro mais recente aconteceu no campus de São Francisco (Norte de Minas), coordenado pelo vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza. A primeira reunião de trabalho contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Henrique Guimarães, os secretários municipais de Finanças e de Educação, Célio Cardoso Rocha e Ana Maria Neves Mendes, respectivamente; e o chefe de Gabinete da prefeitura, José Carlos Almeida.

PONTOS – O vice-reitor explica que o encontro em São Francisco foi pautado pelo alinhamento de ações entre a Prefeitura e Unimontes, instituições conveniadas para o funcionamento pleno do campus local.

Dentre os temas tratados estão responsabilidades e investimentos realizados pelo Município (despesas com transportes, alimentação e moradia de professores, além da cessão de servidores para a unidade). A implantação de novos cursos da Unimontes em São Francisco também foi tema de discussão. A prefeitura informou que está tomando providências para a doação de terrreno e edificação de uma sede própria do campus.

O vice-reitor e equipe também promoveram um encontro interno com os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos, momento de apresentação de demandas e de encaminhamentos.

“Aqui no campus de São Francisco, mesmo diante das dificuldades, nossa comunidade acadêmica tem se mostrado envolvida com as atividades e tem procurado colaborar na busca de soluções para o funcionamento mais eficiente de nossa unidade”, disse a coordenadora do campus, professora professora Anna Paola Nunes Corrêa de Freitas.

O professor Antonio Alvimar de Souza destacou a necessidade de estabelecer esse tipo de diálogo democrático com maior frequência, permitindo que a própria comunidade participe e faça parte da gestão da Universidade. “Estamos ouvindo cada professsor, cada servidor e aluno, numa tentativa de, dentro das possibilidades administrativas e financeiras da Universidade, adequar e propor um planejamento de ações e adequações de processos. Ao ouvir todos e buscar soluções coletivamente, temos um duplo benefício tanto para a comunidade acadêmica quanto para a Unimontes”, ressaltou o vice-reitor.

Entre as demandas apresentadas durante o encontro foi destacada a necessidade de ampliar a oferta de cursos para São Francisco. Foram sugeridos cursos técnicos e de nível superior na área de Ciências Agrárias, em consonância com a vocação regional. Após o encontro, o vice-reitor ministrou palestra motivacional por solicitação da coordenação do campus.

CAMPUS DE SíO FRANCISCO

O campus de São Francisco foi implantado em março de 2003. Atualmente, são oferecidos cursos de licenciatura em Matemática e História com 200 alunos matriculados.