Conteúdo do Site Antigo

Campus da Unimontes é uma das sedes do 8º Festival de Cultura e Arte Negra

By DTI

May 13, 2014

, que tem como objetivo dar visibilidade aos artistas e profissionais que trabalham com a diversidade cultural além de divulgar as ações de combate ao preconceito racial. Os trabalhos também comemoram o Dia da Abolição da Escravatura (13 de maio) e são coordenados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Relações Étnico-Raciais (Neafro Tambores dos Montes) e parceiros.

Na Unimontes, os trabalhos começam nesta terça-feira e se estendem até a quinta-feira (15/05), com mesas de debates no auditório do prédio 2, no campus-sede da Unimontes.

A primeira abordagem é da indígena Papiõn Cris Santos (Rio de Janeiro), sobre a “Lei 11.645/08 (que estabelece o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena) e a Intolerância a Espiritualidade Indígena e Oficina de Reutilização e Grafismos Indígenas”.

Nesta quarta-feira, acontece a mesa de debates Mesa sobre a lei 10639/2003, com a professora de arte e literatura Maria Du Carmo Costa, da Escola Municipal Belo Horizonte (BH/MG), às 19h30.

Na quinta-feira, o primeiro tema será “Autoestima e Imagem Corporal”, com a professora Luciana de Almeida Moreira, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf – Mato Grosso do Sul). Em seguida, debate sobre “Crime Cibernético”, com a advogada e ambientalista Lucélia Saraiva Aguiar (AM).

A programação completa, que estenderá até o domingo (18 de maio), a conta, ainda, com oficinas de dança, grafite, turbante, penteados africanos, percussão, capoeira (Angola), máscaras africanas, dança de rua, reutilização e grafismos indígenas.