Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

CAE divulga balanço do “Trote Solidário” em Aparecida do Mundo Novo

Os moradores do distrito de Aparecida do Mundo Novo, no município de Montes Claros, foram atendidos com uma série de atividades educativas, sociais, esportivas e de lazer, recebendo também orientação nas áreas de saúde e jurídica. Com 621 atendimentos individuais, conforme dados da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), a comunidade foi beneficiada com o “Trote Solidário”, realizado no último fim de semana de agosto (30/8), pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento fez parte da parte da programação da 2ª Unicalourada 2015, sob organização da CAE – vinculada à Pró-Reitoria de Extensão.

Aparecida do Mundo Novo é um dos distritos mais distantes da sede do município – a 83 quilômetros. Na praça em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, 32 acadêmicos e dois professores da Universidade atenderam o público em geral. Destaque para os atendimentos nas áreas de grupoterapia em Orientação Profissional e Atendimento individual de plantão psicológico liderados pela psicologa Norma Suely dos Reis Santos. Ao todo foram realizados 27 atendimentos.   

“O nosso objetivo com a visita a Aparecida do Mundo Novo foi ampliar o trabalho do “Trote Solidário”, que antes era restrito aos bairros de Montes Claros. Agora, chega também à zona rural”, destaca o professor Gilson José Fróes, coordenador da CAE. Ele informa que os trabalhos envolveram estudantes dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, História, Letras Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Sistemas de Informação.

A iniciativa contou com a parceria da Associação Comunitária de Aparecida do Mundo Novo, Lions Clube Novo Horizonte e Prefeitura de Montes Claros – por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Adjunta de Esporte e Juventude – e da Escola Estadual do distrito. Houve, também, a colaboração da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), que promoveu a orientação aos pequenos produtores.

AS AÇÕES DESENVOLVIDAS

Durante o “Trote Solidário” em Aparecida do Mundo Novo, os moradores receberam orientação na área jurídica, realizada por alunos do curso de Direito. Houve o trabalho com crianças e adolescentes, com recomendações sobre a economia de água. Na área de saúde, os moradores foram orientados sobre o uso de métodos anticonceptivos, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis/DSTs e prevenção de gravidez na adolescência, sendo realizados ainda testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Foram ministradas palestras sobre os cuidados para a preservação ambiental. Além disso, a comunidade foi contemplada com atividades esportivas, de dança, lazer e “roda de violeiros”.

Outro destaque foi a abordagem contra a violência doméstica. As ações foram desenvolvidas no âmbito da campanha “Justiça pela Paz em Casa” no âmbito da Unimontes, lançada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). A Unimontes é uma das signatárias. A mobilização contra a violência doméstica, envolvendo as universidades, foi idealizada pela ministra do STF Carmen Lúcia Antunes Rocha, que é norte-mineira e tratou da questão em contato direto com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.