O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, e o prefeito de Grão-Mogol, Jéferson Figueiredo, assinaram na última sexta-feira (17/05), a ordem de serviço para início das obras da Escola Técnica Brasil Profissionalizado naquele município. Na mesma semana, foram autorizados os serviços nos municípios de Janaúba e Taiobeiras.
O Programa é uma iniciativa do governo federal em parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e prefeituras.
“Sem educação, a cidade não se desenvolve. Só assim poderemos mudar a realidade dos jovens em nossa cidade. Imagine o que vai ser nossa região daqui para frente, quando quase dois mil estudantes terão uma formação técnica?”, ponderou o prefeito Jéferson Figueiredo.
Qualificação Profissional – O subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, observou que o Governo de Minas trabalha para atender a demanda pela qualificação profissional. Ele ressaltou a importância da parceria na concretização de mais uma Escola Técnica na região do Norte do Estado.
Ainda segundo o secretário, a parceria destaca a força das três bandeiras – Governo de Minas Gerais, Unimontes e Municípios – na construção de uma nova fase da educação no Estado a partir da concepção das escolas técnicas. “Nosso objetivo é transformar a educação em Produto Interno Bruto (PIB). Desta forma, vamos, juntos, melhorar não só a educação como também nossa economia”, concluiu o subsecretário.
Com números recentes sobre a educação superior na Unimontes, divulgados no último relatório de Gestão, o reitor João dos Reis Canela enfatizou o papel social da Unimontes nas regiões de sua abrangência, que insere no mercado de trabalho cerca de 80% dos profissionais formados na instituição.
As estudantes do 9º ano da Escola Professor Estadual Professor Bicalho, Renata Moreira (E) e Ingrid Isabel de Andrade (D), que fazem planos para ingressar no ensino superior nos cursos da área de saúde, acreditam que, com a chegada da Escola Técnica, não vão mais sair da cidade para fazer um curso técnico.
UNIDADES – A Unimontes será responsável pela implantação das unidades do Brasil Profissionalizado nos municípios de Bocaiúva, Brasília de Minas, Espinosa, Grão-Mogol, Ibirité, Janaúba, Joaíma, Lagoa Santa, Manga, Monte Azul, Pompéu, Taiobeiras e Unaí.