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Bolsistas de Matemática do PIBID ministrarão cursos na Coreia do Sul

By DTI

March 02, 2012

O incentivo à docência que a Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve  na formação de seus acadêmicos está ampliando a sua projeção internacional. O Subprojeto de Matemática 2 sobre Geometria Dinâmica, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), foi selecionado para participar do XII Congresso Internacional de Educação Matemática (ICME), a ser realizado no período de 8 a 15 de julho, em Seul, capital da Coreia do Sul. Foram escolhidas somengte iniciativas consideradas exemplares no ensino da disciplina.

Esta é a terceira vez que o PIBID/Unimontes atravessa as fronteiras do País e expõe os trabalhos em congressos internacionais. Nos eventos anteriores, participou, durante o mês de julho/2011, do Congresso de Geógrafos da America Latina (EGAL), na Costa Rica; no mesmo mês, trabalhos produzidos por bolsistas foram apresentados na XV Jornada de Educação Matemática (JAEM), na Espanha.

A professora Maria Rachel Alves é a coordenadora do Subprojeto de Matemática com ênfase em geometria dinâmica, que tem como objetivo “despertar o interesse pelo ensino-aprendizagem da Geometria através de software matemático”. O projeto-piloto acontece na escola municipal Jair Oliveira, em Montes Claros. Ela adiantou que as oficinas foram elaboradas pelos acadêmicos-bolsistas do curso de Matemática.

O acadêmico Daniel Oliveira Silva, do 6º período do curso de Matemática da Unimontes é bolsista do PIBID há um ano e 9 meses. Para ele, a projeção desse trabalho, principalmente em nível internacional, é importante para os alunos dos cursos de Licenciatura, pois permite ao futuro professor estar em contato direto com a escola ainda na sua formação.

Além da ambientação precoce com as salas de aula, ele evidencia a possibilidade de “estar intervindo pedagogicamente por intermédio de oficinas e aulas práticas e destaca que isso tem contribuído para o melhoramento do nível de aprendizagem dos alunos”. Daniel observou ainda que “o emprego do software com as crianças e adolescentes possibilita melhor visualização da matéria e, automaticamente, maior facilidade na assimilação dos conteúdos”.

ATRAVESSANDO FRONTEIRAS – Além da coordenação por parte da Unimontes, o projeto conta com supervisoras nas escolas municipais, as professoras Kelsilene Durães Saraiva e Jeane Faria Franco Ribeiro. Os universitários Grazielle Oliveira Viana, Mara Solange da Silva, Raissa Caroline de Oliveira, Adalton Vinicius Silva, Lívia Durães Reis, Simone Mendes Medeiros, Leandro da Luz Vieira, Daniel Oliveira Silva, Renivaldo Araújo Fonseca, Maryanna Souza, Wanessa Bispo, Hellen Karina Alkimim, Leydiana Gonçalves e Maria Elza Brandão são os bolsistas do subprojeto.

Conforme a programação estabelecida para a capital sul-coreana, caberá às professoras Maria Rachel, Kelsilene Saraiva e Jeane Faria, além de cinco acadêmicos-bolsistas, a promoção de sete oficinas, além de apresentar quatro relatos de experiências das ações desenvolvidas nas escolas de educação básica.

RECONHECIMENTO PELA CAPES

A indicação da Unimontes para participar do XII Congresso Internacional de Educação e Ensino da Matemática em Seul repercutiu junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Sua diretora de Educação Básica Presencial, Carmen Moreira de Castro Neves, ressaltou sobre mais esta conquista internacional da Unimontes: “estamos certos de que a educação básica brasileira está em mãos competentes e em corações comprometidos com a educação de nossas crianças e jovens”.

Ela disse, ainda, que os professores e acadêmicos-bolsistas da Unimontes “mostram à sociedade a relevância da carreira do magistério”. Por sua vez, o coordenador Coordenação-Geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e de Modelos. Experimentais, também da Capes, professor Hélder Eterno da Silveira, salientou que “tudo isso é resultado da dedicação dos professores e acadêmicos da universidade; são trabalhos sérios como esses que nos impulsionam cada vez mais a consolidar o PIBID como uma política pública acertada”.

A Coordenadora Institucional do PIBID/Unimontes, professora Silvana Diamantino França, ressalta a conquista como comprovante “da competência do programa no âmbito da Unimontes, escolhida entre os 18 países participantes do Programa Comitê Internacional (IPC) por estar desenvolvendo nas salas de aula das escolas públicas da região experiências sobre os problemas da Educação Matemática”.

A presença da Unimontes como protagonista em um dos maiores acontecimentos da área de Educação e Ensino de Matemática em todo o mundo, para o reitor João dos Reis Canela, “comprova mais uma vez a qualidade dos trabalhos realizados pelos bolsistas da universidade e seus respectivos professores nas escolas públicas da região”. Ele frisou que o PIBID nacional, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), “é uma ação extraordinária de valorização dos professores brasileiros”. Disse ainda que o programa, no âmbito da universidade, “cumpre a função relevante de formar novos professores para o engrandecimento do magistério”.

O PROGRAMA – O PIBID é um programa da Capes/MEC que concede bolsas de iniciação à docência para alunos dos cursos de licenciatura das universidades públicas do País. Seu objetivo principal é investir na valorização do Magistério e na melhoria da educação básica brasileira, além de incentivar jovens a reconhecerem a relevância social da carreira docente.

O programa foi introduzido na Unimontes em 2010, contemplando as licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Química, Historia Geografia, Pedagogia, Educação Física, Letras/Espanhol, Letras/Inglês e Letras/Português, Música e Ciências da Religião. Atualmente, a universidade conta com 359 bolsistas. As atividades são exercidas em 22 escolas públicas  de municípios da região e do Vale do Jequitinhonha onde a instituição mantém campi.

O CONGRESSO – Realizado sob os auspícios da Comissão Internacional de Instrução Matemática (ICMI), o XII Congresso Internacional em Educação Matemática de Seoul reunirá pesquisadores e educadores de matemática de renome em todo o mundo. Através de atividades plenárias, palestras regulares, equipes de pesquisa, grupos de estudos e outras atividades, o atual estágio da educação em matemática – assim como o ensino e a aprendizagem – será analisado e demonstrado a partir de perspectivas internacionais.

Além de mostrar o que está acontecendo na educação matemática em todo o mundo, em termos de investigação e em práticas de ensino, o evento pretende também melhorar a qualidade e o profissionalismo dos professores de matemática, através da introdução de casos exemplares em educação na área em todos os países.