Conteúdo do Site Antigo

Boas-vindas: abertas oficialmente as atividades da Unicalourada 2019

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

March 28, 2019

Receber, dar as boas-vindas e apresentar como funciona uma das principais universidades públicas do interior do País. Estas são algumas das credenciais na promoção da Unicalourada/2019, evento que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) abriu nesta quinta-feira (28/3), no novo espaço de convivência entre os prédios 1 e 2 do campus-sede. As atividades prosseguem até o final de abril, com uma série de ações culturais, sociais, esportivas, voluntárias e educativas envolvendo os acadêmicos que ingressaram neste mês nos mais de 50 cursos de graduação como aprovados pelo SiSU e pelo PAES (Vestibular Seriado).

A abertura será ao longo dos três turnos. A primeira recepção foi pela manhã, com participação do reitor, professor Antônio Alvimar Souza; da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, e os calouros dos cursos de Ciências Sociais, Direito e Educação Física. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE) e da Assessoria de Projetos Especiais.

Dentre as atividades previstas haverá uma gincana e “Trote Solidário”, que consiste em visitas a instituições filantrópicas e campanhas de doação de sangue, além de eventos culturais, com apresentação musical no Restaurante Universitário do campus-sede. A programação se estenderá também aos demais 11 campi da instituição.

A UNIVERSDIDADE QUE FAZ A DIFERENÇA

“Tenham orgulho de fazer parte da Unimontes. Esta é a melhor universidade pública da região. Esta instituição faz a diferença nas áreas onde atua”. Com estas palavras, o reitor Antonio Alvimar fez as boas-vindas aos novos alunos na abertura da Unicalourada 2019. Na oportunidade, fez um convite aos calouros para que, ao ingressarem na instituição superior, “possam se tornar pessoas mais abertas, dispostas a conviver com todas as diferenças existentes na sociedade”. E resumiu: “a universidade é o espaço da convivência”.

O reitor recomendou que os alunos buscassem sempre uma maior amplitude do conhecimento, participando dos diferentes programas e projetos e demais atividades acadêmicas. “Os estudantes precisam de uma formação que vá além da sala de aula”, destacou o professor Antonio Alvimar.

“Ao receber novos alunos, a instituição se renova. A Universidade é sempre um lugar para troca de experiências”, completou a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu. Já o pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros, convidou os universitários a participarem das atividades extensionistas e esportivas da instituição.

Abordou também as ações da Unimontes voltadas para o atendimento às demandas discentes como a Política Estudantil e os programas de estágios remunerados, além das ações de iniciação científica. Os projetos extensionistas foram enaltecidos também pela pró-reitora adjunta de Extensão, professora Zilmar Santos Cardoso. Já a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Andréa Jakubo, falou sobre os cursos oferecidos pela instituição.

Durante a apresentação, a diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Maria ngela Figueiredo Braga, recomendou aos calouros para que possam aproveitar a passagem pela universidade como um fator diferencial. “Esta é a casa do conhecimento”, disse.

Ainda na oportunidade, o pró-reitor Adjunto de Pesquisa, professor Rafael Soares Duarte de Moura, lembrou aos acadêmicos que, ao ingressarem no ensino superior, se empenhem em busca a boa formação. “Mas, além de profissionais qualificados, ao deixarem a universidade, vocês serão cidadãos, seres humanos que irão contribuir para termos um mundo melhor”, recomendou.