Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Balanço do Unimontes Solidária aponta 7,1 mil atendimentos em Coração de Jesus

– Visitas a residências e apoio de alunos do ProJovem entre as novidades na abertura do projeto em 2013 –

Mais de 7,1 mil atendimentos foram realizados junto à comunidade de Coração Jesus pelos acadêmicos voluntários do projeto Unimontes Solidária. O balanço de atividades naquele município, a 78 quilômetros de Montes Claros, foi divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão nesta quarta-feira (23/01). As ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, direito, cidadania, cultura, esporte e lazer aconteceram entre os dias 11 e 20 de janeiro, com a participação de 38 estudantes e dois professores (supervisores).

Coração de Jesus integra a 17ª edição do projeto extensionista da Unimontes, que inclui, ainda, a cidade de Cristália, também no Norte de Minas, cujas atividades começam no próximo sábado (26) e se estendem até a primeira semana de fevereiro (dia 4).

Nesses dez primeiros dias de projeto em 2013, as atividades multidisciplinares como aferição de pressão arterial e do índice de massa corpórea, teste de glicemia, oficinas lúdicas e pedagógicas, torneios esportivos, ruas de lazer, oficinas de arte com material reciclado e mostra do artesanato concentraram-se no CAIC do bairro Renascença, um dos mais populosos em Coração de Jesus.

Ao mesmo tempo, a equipe de voluntários da Unimontes cumpriu um roteiro de visitas a 1,5 mil residências. Nessas ações domiciliares, a população – em especial os idosos – foi orientada sobre a importância dos exames preventivos de hipertensão e diabetes, controle de peso e acesso aos serviços jurídicos e previdenciários.

“As visitas ampliam o alcance social do projeto, pois nem todas as pessoas têm como se deslocarem ao local de atendimento”, observa o professor Gilson José Fróes, coordenador de Apoio ao Estudante da Unimontes. Além do Renascença, sede do CAIC, foram visitados os bairros Aeroporto, Buritis, Bom Jesus, Diamante I e Diamante II. O projeto beneficiou, ainda, os distritos rurais de São Joaquim, Lapinha, Brejinho e Ponte dos Ciganos.

Os acadêmicos visitaram 1,5 mil casas nos dez dias de ações do município

REFORÇO JOVEM

As ações solidárias da Unimontes em Coração de Jesus contaram, ainda, com a participação especial de trinta alunos do programa ProJovem Trabalhador, desenvolvido pela Unimontes junto à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) – e em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (SETE).

Os alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes do ProJovem reforçaram o voluntariado com a oferta de serviços à população: corte de cabelo, penteados e maquiagem. Houve, também, a distribuição de kits odontológicos doados pelo Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, através da Regional de Montes Claros.

No setor cultural, foram realizados shows com os músicos Luciano Pacco e Samir Ribeiro. Uma ação global no Parque de Exposições de Coração de Jesus, no domingo (20), encerrou os trabalhos. Também supervisor do projeto, o professor Marcelo Resende destacou o apoio que a Unimontes recebeu da Prefeitura, como o suporte aos voluntários no transporte, alojamentos e alimentação – como prevê o convênio entre a Universidade e município.

EM CRISTÁLIA – No município de Cristália, a 160 quilômetros de Montes Claros, o Projeto Unimontes Solidária acontecerá entre os dias 26 de janeiro e 4 fevereiro no CAIC da cidade. A abertura oficial dos trabalhos está prevista para o dia 27, em solenidade no Ginásio Poliesportivo, a partir das 18h30, com pronunciamentos e show musical de Luciano Pacco.

A psicóloga Vanucci Campos, analista de Recursos Humanos da Santa Casa de Montes Claros, terá participação especial nos primeiros dias de projeto como responsável pelos minicursos para servidores públicos das áreas da administração direta e educação. Também convidado para o projeto, o professor José Maria Alves Cardoso, do projeto “Finanças na Ponta do Lápis”, da Unimontes, irá proferir palestras para os pequenos empreendedores do município sobre Economia.