O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, abriu oficialmente na noite dessa segunda-feira (15/10) o IV Seminário de Pesquisa em Filosofia e XVII Semana Filosófica, no prédio 2, no campus-sede.
A abertura do evento foi marcada pela defesa da ampla visibilidade das pesquisas realizadas pela Universidade nas áreas de filosofia, ciências e história.
A produção de conhecimento pós-segunda guerra foi o ponto de partida para o discurso do reitor João dos Reis Canela. “Temos que fazer uma reflexão sobre o conhecimento produzido a partir daquele contexto histórico. A descoberta da importância do outro é fascinante. Os estudos da filosofia e da tecnociência passam por essa perspectiva: tem que ser para o homem. E a Unimontes deve estar alinhada nesse processo”, avalia.
Chefe do departamento de filosofia da Unimontes, professora ngela Cristina Borges, chamou a atenção para a participação de todos os envolvidos. “O sucesso do Seminário ao longo desses anos é reflexo da participação efetiva de todos, coordenadores, professores e acadêmicos”. Observou a professora.
Já o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Antônio Wagner Veloso Rocha, destacou a preocupação do departamento com a capacitação do corpo docente do curso. “O departamento de filosofia da Unimontes se consolida como padrão para a edificação do conhecimento produzido na região. Os profissionais que são apontados hoje como referência, a partir de mestrado e doutorado, ressaltam os valores da filosofia enraizados no âmbito da universidade”, afirmou o professor Antônio Wagner.
O seminário teve continuidade com a conferência da professora mestre da Unimontes, Thaise Dias, com o tema “O Ruído Tecnológico e o Silêncio dos afetos em Mon Oncle de Jacques Tati”. Os trabalhos prosseguem até sexta-feira (19/10), com uma mesa redonda que discutirá “A Importância da Crítica à Ciência”.
Confira a programação completa (http://posfilounimontes.blogspot.com.br/p/programacao-geral.html)