A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente de Faria, além de prestar auxílio aos pacientes carentes e seus acompanhantes, contribui diretamente com as melhorias implementadas na instituição. A Avahu colaborou com a implantação da nova central de esterilização do hospital, que é vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
Os equipamentos da central de esterilização foram doados pelo Grupo Alfastar, do empresário Aloysio de Andrade Faria. A contribuição da associação das voluntárias viabilizou a mão-de-obra e parte do material usado nos serviços de reforma e construção da ala onde foi instalada a nova central, que ocupa 150 metros quadrados, com seis salas.
O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, ressalta que a central de esterilização é um dos serviços mais importantes do hospital. O setor conta com equipamentos modernos, possibilitando a esterilização dos instrumentos cirúrgicos e outros materiais. “Desta forma, também é garantida mais segurança para os pacientes”, observa Otávio Lima.
Ele destaca que as voluntárias, além de contribuírem com a melhoria da estrutura física, desempenham um trabalho de grande relevância junto aos pacientes atendidos no Hospital Universitário. “As voluntárias auxiliam, principalmente, as gestantes e as pessoas que aguardam atendimento no nosso Pronto Socorro. Elas contribuem com a humanização da assistência no hospital”, afirma.
O trabalho da Avahu foi enaltecido na última quinta-feira (05/09), quando o reitor João dos Reis Canela e integrantes da gestão superior da Unimontes visitaram o Hospital Universitário, com o objetivo de conhecer a nova clínica cirúrgica com 24 leitos e a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos. A visita foi acompanhada pela presidente da Avahu, Maria Darlene Mendes Fonseca, e pela vice-presidente da entidade, Maria da Soledade Oliveira Silva.
Histórico
A Associação das Voluntárias Amigas do Hospital foi criada em maio de 2001. Atualmente, a entidade conta com 48 integrantes e procura otimizar as ações para assegurar mais conforto para os usuários carentes do HUCF e seus acompanhantes. Entre outras ações, a associação assegura a doação de roupas, cobertores, produtos de higiene pessoal, assim como de cadeiras de rodas e outros utensílios, para os pacientes mais necessitados. Também providencia a doação de enxovais para os recém-nascidos da maternidade Maria Barbosa, do HUCF. Outra ação voluntária é a doação do lanche fornecido para as pessoas que aguardam atendimento no Pronto Socorro do hospital.