Tem início nesta sexta-feira (13/07), o encontro presencial ministrado por árbitros internacionais e com a participação de 40 alunos para encerramento das atividades do 1º Curso de Árbitro Regional, que a Universidade Estadual de Montes Claros, através do Centro de Educação a Distância (CEAD), realiza em parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O trabalho é pioneiro em todo o País, a partir da recém-criada Universidade Corporativa do Vôlei (UCV).
A programação do encontro se estenderá ao sábado (14) e domingo (15), sempre a partir das 9 horas (horário integral), na sala de videoconferência do Prédio 7 (CEAD) e no Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede. A Federação Mineira de Vôlei (FMV) também é parceira da iniciativa.
Nesta sexta-feira, os trabalhos serão abertos através de videoconferência. Direto do Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBV, Josebel Guimarães Palmeirim, fará a análise da ementa pedagógica das aulas presenciais e do plano da aula prática que acontecerá também neste fim de semana. O presidente da FMV, Carlos Antonio Rios, estará presente na solenidade em Montes Claros.
INSTRUTORES E TEMAS
Os árbitros internacionais George Hideyuki Kuroki e Fabrício Pereira Feliciano, ambos categoria FIVB (Federação Internacional de Vôlei), serão os instrutores das atividades práticas no Centro Esportivo Universitário sob os seguintes temas: Funções e sinais manuais de 1º e 2º árbitros, Trabalho do Árbitro de Linha, Armar Rede, Protocolo de Jogo, dentre outros. Ao final, os alunos responderão às Avaliações Práticas de Súmula e de Funções de 1º e 2º árbitros e de Árbitro de Linha.
No domingo, o torneio “Troféu 50 anos Unimontes”, com a participação das equipes adulta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e infanto-juvenil do Montes Claros Tênis Clube (MCTC) e da Escolinha Jr Turtles/Colégio Sólido, será realizado no domingo. Nele, os alunos serão avaliados na aplicação das regras aplicadas no curso.
O CURSO
Iniciado no dia 2 de maio, com aula inaugural e treinamento para o uso da plataforma virtual, o curso conta com uma carga horária de 80 horas: aulas presenciais (24 horas) e a distância (56 horas/aula). Entre os alunos estão técnicos de equipes amadoras e de escolinhas, pedagogos, ex-atletas profissionais, jornalistas, árbitros amadores, professores universitários e de escolas de ensino fundamental e médio. No domingo (15/07), serão entregues os certificados de conclusão.