Notícias

Aproximação com a comunidade e projetos para novos cursos em destaque no balanço do 1º semestre da Unimontes

By Christiano Lopes Jilvan

August 19, 2019

Maior aproximação com outras instituições, dentro da proposta da universidade “de portas abertas”, ampliação das ações de extensão e da prestação de serviços à comunidade, projeto para novos cursos de graduação e de pós-graduação Stricto sensu e o fortalecimento da pesquisa e da inovação. Estas são as principais ações do primeiro semestre de 2019, que também corresponderam aos primeiros seis meses da atual gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), do reitor Antonio Alvimar Souza e da vice-reitora Ilva Ruas Abreu.

“Sabemos que esta é uma época de restrições. Mas não podemos nos desanimar. Buscamos parcerias com a sociedade no sentido de fortalecer a universidade como bem de todos, buscando contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma o professor Antonio Alvimar Souza. Ele lembra que a instituição também passa por um processo de melhoria da gestão e, também, para a otimização do uso dos recursos financeiros disponíveis no atendimento de demandas da comunidade acadêmica.

Destaque, também nestes primeiros meses de 2019, os encontros dos diversos segmentos da gestão da Unimontes para a maior articulação com o Governo de Minas Gerais, em audiências com o próprio governador Romeu Zema e com os secretários das áreas de Governo, Planejamento e Gestão, Fazenda, Saúde, Educação e Justiça e Segurança Pública, além da Advocacia-Geral do Estado. O objetivo é a busca por soluções e melhorias das atividades da instituição.

No primeiro semestre de 2019, a instituição iniciou os projetos para a criação dos novos cursos de graduação de Psicologia (Montes Claros) e de Engenharia Florestal (Janaúba). Na pós-graduação, foi aprovado o Doutorado Institucional em Ciências da Informação, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também está em elaboração da política de inovação da Unimontes.

NA COMUNIDADE

Sobre o alcance no primeiro semestre pela Unimontes nas ações de extensão da universidade, o número chega a 295.472 pessoas por meio da prestação de serviços em projetos e programas como Unimontes Solidária e Multicampi, pelas ligas acadêmicas e empresas juniores, cursos, revistas e estágios extracurriculares. A Universidade buscou maior integração com a educação básica e resgatou eventos de destaque como o Festival de Inverno de Grão Mogol, que chegou à quarta edição em 2019.

Na área da investigação científica e tecnológica, foram institucionalizados 47 projetos de pesquisa (totalizando 270 em execução). Foram selecionados mais 95 bolsistas para o Programa de Iniciação Científica, viabilizado pelo CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

O alcance das ações de extensão da Unimontes chega a próximo a 300 mil pessoas (Fotos: Andrey Librelon)

A Universidade também apresenta avanços no ensino a distância, com a conclusão de oito cursos de especialização Lato sensu em 14 municípios, nos quais foram oferecidas 1,2 mil vagas (24 turmas). Ainda no modelo a distância, houve o lançamento de edital para 1 mil vagas em cinco cursos de graduação.

ATENDIMENTO À SAÚDE

A assistência à saúde ganha atenção por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que oferece atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em seis meses, o HUCF realizou 213.267 procedimentos, incluindo consultas, exames, cirurgias, partos, vacinações e outras formas de atendimento.

Os números positivos também são apresentados pelas unidades vinculadas ao Hospital Universitário: Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), com 26.146 procedimentos; e o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (Crasi) “Mais Vida”, que registrou 56. 584 atendimentos.

No semestre, o Hospital da Unimontes realizou 1.022 partos, com uma média de 170 nascimentos mensais. Além disso, foram feitas na unidade 1263 cirurgias eletivas com a necessidade de internação.