Conteúdo do Site Antigo

Apresentado relatório de educação para a sustentabilidade de agricultores

By DTI

September 19, 2014

Em reunião realizada nessa quinta-feira (18/09), foi formalizada a entrega do relatório final do “Projeto Piloto de Educação para a Sustentabilidade”, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual de Montes Claros, e a Petrobras Bicombustível junto a agricultores do Norte de Minas e famílias que residem no entorno da usina da empresa, instalada em Montes Claros. O trabalho foi iniciado há um ano e meio com aproximadamente 250 pessoas de comunidades rurais de Matias Cardoso e Porteirinha, no Norte de Minas, e na Vila São Lourenço, vizinha à usina.

Neste período, foram desenvolvidas visitas técnicas às comunidades e oficinas nas áreas de meio ambiente, agricultura, associativismo, economia popular, gestão, saneamento, cultura e patrimônio histórico. Entre as intervenções iniciais junto aos participantes, a capacitação por parte de técnicos da Petrobras dos agricultores quanto ao plantio, cultivo e escoamento das oleaginosas que servem de matéria-prima para a usina local – em geral a mamona.

O trabalho foi desenvolvido pela pró-reitora adjunta de Extensão, Jussara Maria Carvalho Guimarães, com a equipe formada pelos professores Paulo Eduardo Gomes de Barros, assessor de projetos especiais de Extensão (coordenador financeiro), Laurenício Mendes Silva (Ciências Sociais – coordenador), Cássio Alexandre Silva e Márcia Versiani Gusmão Fagundes (Geografia – coordenação técnica de campo) e Ana Maria Lacerda de Freitas (Ciências Econômicas – coordenação pedagógica), com a participação de seis acadêmicos dos cursos respectivos cursos – além de Administração.

COMITÊ GESTOR

De acordo com o professor Laurenício Mendes, com a conclusão do projeto, o primeiro passo estabelecido foi a criação de um comitê gestor com representantes de cada segmento, que se reunirá uma vez a cada três meses para dar continuidade às ações iniciadas e estabelecidas no projeto piloto. Uma das conseqüências está na recém-criada Associação de Mulheres de Matias Cardoso sob orientação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares para organizar o processo de produção de artesanatos, geléias e de outros produtos à base de pimenta – muito comum naquela região.

“Com este trabalho, a Unimontes coloca em prática a responsabilidade social na interação direta com a comunidade e os meios de produção, no caso a usina de Biodiesel”, observou o reitor João dos Reis Canela, que participou do encontro, acompanhado de pró-reitores e pró-reitores adjuntos de Extensão, Pesquisa, Ensino e Planejamento, Gestão e Finanças.

Presente ao encontro, o gerente da Usina de Biocombustíveis da Petrobras, Edson Eustáquio Ferreira, disse que o suporte à agricultura familiar é uma condicionante ao funcionamento da empresa, o que sugere novas ações junto à Unimontes. Por sua vez, o engenheiro agrônomo Wellington Cardoso, chefe do departamento agrícola da usina local, considerou que o projeto piloto desenvolvido com a Universidade é um instrumento importante para a manutenção dos agricultores familiares em suas regiões, sobretudo para o atendimento às demandas da empresa.

Presidente da Associação de Moradores da Vila São Lourenço, Esciene da Silva Pereira considerou como um dos destaques a participação de jovens de sua comunidade nas atividades. “O conhecimento sempre será bem-vindo”, observou. Rafael Alves de Oliveira graduou-se em Ciências Sociais pela Unimontes e durante o curso atuou como estagiário neste projeto. “Pude vivenciar experiências além do ambiente acadêmico e que foram importantes para a minha formação profissional”, disse o sociólogo.

Foram atendidas as comunidades de Linha da Cruz e Lajedinha (Matias Cardoso) e Poço, Tocandira, Água Branca, Furado do Coqueiro, Pajeú, Jureminha, Miguelzinho e Amargoso (Porteirinha), além da Vila São Lourenço. Entre os parceiros da Unimontes e da Petrobras na iniciativa estão a Fadenor, Escola Municipal Jair de Oliveira, Sebrae, Secretarias de Agricultura e Educação de Matias Cardoso e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha.