Conteúdo do Site Antigo

Após catalogação, campanha incentiva apadrinhamento e adoção de cães no campus

By DTI

December 18, 2017

Uma campanha na Universidade Estadual de Montes Claros visa garantir os cuidados e o tratamento dos cães sem dono que vivem na dependências do campus-sede. Entre os objetivos da iniciativa está o incentivo à adoção, castração e o apadrinhamento de animais com envolvimento da comunidade acadêmica. Os trabalhos envolvem a Diretoria de Gestão de Campi, da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças.

A ação foi iniciada há três meses e tem como um dos responsáveis o acadêmico do curso de Administração/Unimontes e voluntário Henrique Arthur Pormann Miranda. A mãe dele, a médica veterinária Cláudia Pormann, é coordenadora da Clinicão – Clínica Veterinária –, parceira da campanha.

“Como estudante no campus percebi a grande quantidade de cães que circulam pelo espaço e vários deles estavam debilitados”, relata Henrique, matriculado no 4º período da graduação. Ele entrou em contato com a Diretoria de Gestão de Campi e, a partir daí, foi iniciada a campanha que visa o tratamento e o controle da população canina no ambiente universitário. Os caninos foram identificados com coleiras.

A princípio, houve a identificação e a catalogação dos animais, com a meta principal de tratamento e controle da população canina, inclusive com a pesagem, vermifugação e castração, realizada de forma voluntária pela Clinicão. No entanto, informa Henrique Pormann, alguns cães abandonados no Campus da Unimontes são portadores de doenças e por isso não podem ser castrados, sob risco de óbito. Por esta razão, foi iniciada uma campanha para que as pessoas venham adotar ou apadrinhar os animais.

No caso do apadrinhamento, as pessoas vão contribuir com a alimentação e remédios (quando necessários) para os cães. Os interessados em colaborar deverão entrar em contato diretamente com o acadêmico/voluntário, que cuida pessoalmente dos animais, fazendo a catalogação, pesagem, aplicação de vermífugos, alimentação e o encaminhamento para a castração.

Os contatos podem ser mantidos pelo telefone (38) 9 8831-4337 e pelo email: henriquepormann@gmail.com