Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Ao lado do Exército, Unimontes leva conhecimento para atender a comunidade na região central

Atendimento gratuito para a população em geral na Praça Doutor Carlos (Fotos: Gilson Fróes)

“A interação com a comunidade e com os próprios universitários nos permite ampliar o conhecimento e ter acesso às informações que melhoram no nosso aprendizado e a nossa formação”. O depoimento é de Hugo Américo Carvalho Capuchinho, acadêmico do 2º período do curso de Odontologia da Unimontes e que participa da Ação Cívico-Social, projeto anual realizado pelo Exército Brasileiro no centro da cidade, nesta quarta-feira (28/8).

Os trabalhos tiveram início pela manhã, na Praça Doutor Carlos Versiani, e prosseguem até o final da tarde, com atendimento gratuito da população em geral em ações nas áreas de saúde, lazer e cidadania. A Universidade é representada por 27 acadêmicos e seis professores dos projetos Unimontes Solidária e do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante (S.A.J. Itinerante), sob coordenação da Pró-Reitoria de Extensão.

Equipe do S.A.J. Itinerante é parceira do Exército Brasileiro no evento

Além do 55º batalhão de Infantaria do Exército, a ação envolve as universidades e faculdades da cidade, Hospital das Clínicas e laboratórios. Com a equipe de 12 acadêmicos do curso de Direito e 4 professores consultores, o S.A.J. Itinerante da Unimontes responde pela orientação jurídica e esclarecimentos sobre demandas apresentadas pela comunidade como Bolsa Família, pensão alimentícia, inventários e direito a pensões.

O grupo de 15 alunos e dois professores do projeto Unimontes Solidária faz o atendimento dirigido na aferição de pressão arterial, orientação sobre alimentação saudável e a maneira correta de executar os exercícios físicos, além de informações importantes sobre controle e prevenção do diabetes e da hipertensão.

Para o autônomo Celso Figueiredo, que reside em Montes Claros e aproveitou a oportunidade para buscar diversas orientações, o projeto é extremamente válido. “Na verdade, é uma troca de experiência entre a população, que está sendo atendida de uma maneira séria e comprometida, com os estudantes, que estão exercitando o que eles aprendem na sala de aula. Gostaria de ver mais ações deste tipo”, disse.

Celso Figueiredo elogiou a iniciativa e sugeriu mais oportunidades de ser atendido pelos acadêmicos das diversas instituições de ensino superior