O anúncio do projeto de melhoria da estrutura logística do campus local, que poderia ser executado já em 2013, marcou a solenidade oficial de comemoração pelos 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na noite dessa quarta-feira (12/12), em Unaí, Noroeste de Minas. Em seu pronunciamento, o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, falou da possibilidade de aplicação de recursos da ordem de R$ 800 mil – oriundos de emenda de bancada – para a substituição de todo o telhado e dos vidros das salas, além da modernização do sistema elétrico do prédio.

“Temos consciência de nossas limitações, mas também temos a disposição de transformar, de forma positiva, o que foi construído até aqui pela Unimontes em Unaí”, observou o reitor, que esteve acompanhado da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida no evento.

Homenagem

Vice-reitora Maria Ivete e o reitor João Canela durante homenagem ao município, representado pelo secretário de educação Geraldo Magela da Cruz (C)

Em setembro último, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), repassou à Unimontes – pelos próximos vinte anos – a posse do terreno no qual está instalado o campus de Unaí. Esse é o aspecto jurídico pelo qual a Universidade passa a ter autonomia para que possa aplicar recursos e executar obras no local.

“MATURIDADE”

“Todos precisam de maturidade para encarar a educação. A história quando é percebida torna-se construtora. Mesmo que apenas uma pessoa absorva a concepção do que representa o ensino superior como agente transformador de uma sociedade, tenham certeza de que o papel da Unimontes em Unaí está sendo cumprido”, acrescentou o professor João Canela.

A pró-reitora adjunta de extensão Jussara Maria Guimarães também participou da festividade, juntamente com o coordenador do campus local Dirlenvalder do Nascimento Loyolla e professores e alunos da Unimontes em Unaí, além de acadêmicos dos campi de Montes Claros e de Pirapora atuantes como voluntários do projeto “UnirMontes” no atendimento à comunidade em geral – sob coordenação dos professores Marcelo Rezende e Gilson Fróes.

Obliteração de selo Unaí

Superintendente de Ensino de Unaí, Neuzani Branquinho, e o gerente dos Correios, durante a obliteração do selo postal do campus de Unaí

Durante o evento oficial pelo cinqüentenário da Unimontes no campus de Unaí, os Correios lançaram o selo postal alusivo à data e que reproduz uma imagem do pavilhão de aulas. Será utilizado nas correspondências daquele município pelos próximos 30 dias.

“SUPERAÇÕES”

Representante do prefeito Antero Mânica, o secretário municipal de Educação Geraldo Magela da Cruz falou sobre o histórico de superações para a manutenção do campus local, mas com recompensas. “A Unimontes tem feito os melhores profissionais de nossa cidade, o que é comprovado pelas posições alcançadas pelos seus egressos nos concursos públicos em nossa região”, disse. Ele elogiou a parceria entre a Unimontes e os Correios: “é uma honra para nosso povo divulgar Unaí pelo Brasil afora”.

Três lideranças de Unaí foram homenageadas pela Unimontes durante a solenidade dos 50 anos: a superintendente regional de ensino Neuzani Soares das Graças Branquinho, o secretário municipal de educação Geraldo Magela da Cruz e ex-prefeito José Braz da Silva, que chefiou o município no período de implantação do campus, em 2003. A Câmara Municipal também receberá uma comenda pelo apoio ao funcionamento da universidade naquele município.

Os professores Roberto Mont’Sá e Maristela Cardoso, acompanhados do instrumentista Isaías Ramos, encerraram o evento. Eles integram o Núcleo de Ópera da Unimontes e apresentaram três canções clássicas ao público. Foram aplaudidos de pé.