Conteúdo do Site Antigo

Alunos do ensino médio já podem se inscrever para o 9º Projeto Biotemas

By DTI

August 27, 2012

A partir desta segunda-feira (27/8), os alunos do ensino médio já podem se inscrever para as atividades do 9º Projeto Biotemas – Fórum – na Educação Básica, que a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará entre os dias 10 e 14 de setembro. Escolas públicas e outras instituições de ensino superior da cidade são parceiras da iniciativa.

Neste ano, o tema é “Cinquentenário da Unimontes: tecendo a integração da Universidade com a Educação Básica”. O prazo de inscrições se estenderá até o dia 5 de setembro e os interessados poderão participar de 120 minicursos e oficinas, 13 palestras e 16 estandes temáticos/exposições, além da mostra de emprego e da agenda cultural.

COMO FAZER – Os alunos do ensino médio devem se inscrever somente internet, através do portal eletrônico do evento. No painel, o aluno deverá informar o nome de sua escola e sua série.

NÚMEROS DO FÓRUM

A promoção é do departamento de Estágios e Práticas Escolares, do Centro de Ciências Humanas (CCH), com a expectativa de reunir aproximadamente até quatro mil estudantes, além de 200 professores da educação básica, 100 docentes do ensino superior e 600 acadêmicos – como voluntários.

Sobre os locais das atividades, a programação acontecerá no campus-sede e nos auditórios e salas das instituições parceiras: Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (antiga Escola Normal), Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, Faculdades Integradas Pitágoras (FIP/MOC), Faculdades Unidas do Norte de Minas (Funorte), Faculdade de Saúde Ibituruna (Fasi) e Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB). A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) apoiam a realização do evento.

Além das crianças e jovens regularmente matriculadas nas escolas parceiras, o Fórum contará com participação dos alunos beneficiados pelo projeto de reforço escolar do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da própria Unimontes.

ABERTURA – A solenidade de abertura do 9º Projeto Biotemas – Fórum – na Educação Básica está prevista para o dia 10/09, às 19h30, no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Na oportunidade, ele ministrará a palestra sobre o tema do evento.

“O Projeto – Fórum – Biotemas é um espaço de construção coletiva entre as diversas áreas do conhecimento, que reforça o diálogo permanente da Universidade com a Educação Básica”, observa uma das professores que coordenam o evento, professora Luzimara Braz Silveira Machado. Mais 12 professores e professoras compõem a comissão organizadora do Biotemas.

Outro ponto de destaque, segundo a comissão organizadora, é a oportunidade que os acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior da cidade têm de apresentar seus estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito da graduação; uma articulação das entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. Foram aprovados 105 trabalhos de universitários para apresentação na forma de pôsteres divididos nas seguintes áreas: Música (10), Artes Visuais (1), Biologia (4), Direito (4), Educação Física (5), Enfermagem (8), Engenharia Ambiental (1), Saúde da Família (1), Farmácia (3), Fisioterapia (1), Geografia (11), História (9), Zootecnia (1), Pós Graduação em Docência Superior (2), Letras/Português (1), Medicina (5), Odontologia (7), Pedagogia (27), Saúde na Escola (1) e “Bullying” (1).

“Com o passar do tempo, o Projeto Biotemas tornou-se um amplo espaço para a divulgação e difusão dos conhecimentos acadêmicos, científicos e culturais, troca de experiências, inovação e democratização do conhecimento acadêmico junto à comunidade”, complementa a professora Luzimara Machado.

VOLUNTÁRIOS – A coordenação lembra que ainda estão abertas inscrições para os acadêmicos voluntários que desejam trabalhar no turno da manhã durante o evento. Os interessados devem procurar a comissão organizadora na sala 32 do prédio 2 do campus-sede.