Na próxima quinta-feira (19/09), crianças e adolescentes da Vila Castelo Branco, região carente de Montes Claros, receberão assistência gratuita na área de prevenção de saúde bucal. O atendimento será oferecido pelos acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A iniciativa faz parte do projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, implementado pelo Departamento de Biologia Geral da Unimontes. A ação envolve os cursos vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Biologia, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia.
Aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), o projeto de extensão visa a implementação de ações de saúde, voltadas para os moradores da Vila Castelo Branco e da Vila Quintas da Boa Vista, situadas na região do Polo Grande Santos Reis. O objetivo é promover mudanças voltadas para a melhoria das condições de vida das comunidades, que enfrentam uma série de carências. As atividades serão desempenhadas ao longo de dois anos.
A proposta é a integração entre as duas comunidades, por intermédio de ações educativas, culturais e sociais, nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social. Visa também “proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de interação entre o conhecimento teórico e prático, utilizando-se da experiência para o aperfeiçoamento do exercício profissional”.
O professor Ricardo Bacchi, integrante do conselho departamental do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e criador do projeto destaca que o polo Grande Santos Reis abrange 23 comunidades, sendo que as Vilas Castelo Branco e Quintas da Boa Vista são as primeiras áreas atendidas pela iniciativa. “Mas, a intenção é que o projeto seja ampliado e se estenda a outras comunidades, envolvendo também outros centros de ensino da universidade”, comenta.
Bacchi ressalta ainda que o projeto surgiu a partir de uma parceria com a Rede Berlaar de Educação, à qual está vinculado o Colégio Imaculada Conceição em Montes Claros. A Rede Berlaar viabilizou a criação do Centro de Convívio Theresia Vermeylen, instalado na Vila Castelo Branco, onde são desenvolvidas diversas ações voltadas para a assistência e melhoria da qualidade de vida dos moradores, como cursos de capacitação e programas de geração de renda.
Como ação do Projeto “Plantando Conhecimento – Colhendo Desenvolvimento”, em agosto passado, foi realizado atendimento na área de saúde auditiva para crianças, adultos e idosos das duas comunidades. O trabalho foi coordenado pela professora Vera Trabbold, chefe do departamento de Saúde Mental, do curso médico da Unimontes.
As atividades da próxima quinta-feira serão orientadas pela professora Vânia Julieta de Araújo Barros. A orientação sobre prevenção de saúde bucal será ministrada de 7h às 17h, no Centro de Convívio Theresia Vermeylen, na Vila Castelo Branco.
SERVIÇO
Evento: Assistência gratuita na área de prevenção de saúde bucal
Local: Centro de Convívio Theresia Vermeylen- Vila Castelo Branco- Montes Claros- MG
Data: 19/09/2013 (quinta-feira)
Horário: 7h às 17h