Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Alunos de Educação Física têm aula especial com técnico Talmo de Oliveira

Medalhista olímpico com o Brasil em 92, técnico Talmo de Oliveira ministrou a oficina aos alunos da Unimontes nesta manhã (Bruno de Sousa)

Os alunos do 4º período do curso de Educação Física (Bacharelado) da Universidade Estadual de Montes Claros participaram de uma atividade especial na manhã desta segunda-feira (4), com a aula prática, seguida de palestra motivacional, ministrada por Talmo de Oliveira, treinador da equipe do BMG/Montes Claros e eleito um dos três melhores técnicos da Superliga Masculina Nacional 2010/2011. A atividade integra a disciplina Voleibol 1, coordenada pelo professor Jaime Tolentino.

A aula e a palestra aconteceram na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário (CEU) Reitor João Valle Maurício. Levantador da Seleção Brasileira que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha), Talmo de Oliveira ofereceu aos estudantes de educação física explicações sobre os fundamentos básicos do vôlei, tais como recepção, saque, toque, passe e levantamento, além de posicionamento em quadra e noções táticas da modalidade.

Ele também orientou os acadêmicos sobre autoestima, motivação e outros valores e compromissos que devem ser observados na atuação como futuros profissionais da educação física.

“A proposta era para que os acadêmicos pudessem conhecer os fundamentos do vôlei com um técnico que atua no nível mais alto da modalidade. Isso permitirá a todos repassar conhecimentos mais precisos quando se tornarem profissionais de educação física”, explicou o professor Jaime Tolentino.

Por sua vez, o técnico Talmo de Oliveira, que é profissional de educação física, ressaltou que aceitou o convite para ministrar a palestra e a aula especial na universidade com o intuito de contribuir com a capacitação dos futuros professores. “Procurei repassar aos alunos não somente os fundamentos do vôlei, mas também conceitos que são determinantes na formação dos cidadãos”, afirmou.