Dentre os temas abordados estão os conflitos sobre o acesso à água

Conteúdo do Site Antigo

Alunos apresentam temas regionais para o Congresso Brasileiro de Sociologia

By DTI

July 31, 2013

Trabalhos científicos desenvolvidos por alunos do mestrado em Desenvolvimento Social e dos cursos de Ciências Sociais e de Geografia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram selecionados para a apresentação no XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. O evento acontecerá entre os dias 10 e 13 de setembro, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, sob o tema “A Sociologia como Artesanato Intelectual”.

Dentre os temas abordados estão os conflitos sobre o acesso à água, a vida – e dificuldades – dos ribeirinhos do Rio São Francisco, territorialização das comunidades quilombolas e conflitos ambientais.

Representam a Unimontes no congresso os alunos Patrícia Morais Lima, Aldinei Almeida Crisóstomo, Hamilton Pimentel Lopes Pires e Mauro Toledo Silva Rodrigues, do curso de Ciências Sociais; Isabel Beatriz Rodrigues de Moura e Maria Cecília Freitas de Souza, do curso de Geografia; e Thaysa Barbosa Dourado, egressa do curso de Ciências Sociais e mestranda do Programa de Desenvolvimento Social.

Bolsas – Os acadêmicos da graduação foram inseridos no Programa Iniciação Científica da Unimontes e contemplados com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os estudos foram desenvolvidos no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA) e do Grupo Opará, este que trabalha com as comunidades tradicionais do Norte de Minas, como os quilombolas e os geraizeiros.

Trabalhos

“A luta pelo território no Quilombo de Brejo dos Crioulos” é o título do trabalho desenvolvido pela acadêmica Patrícia Morais Lima, do 3º período de Ciências Sociais, que será apresentado no congresso em Salvador. No estudo, enfoca o conflito entre remanescentes de escravos na comunidade de Brejo dos Crioulos, no município de São João da Ponte, Norte de Minas.

A disputa pela água entre os grandes irrigantes e pequenos produtores na Bacia do Riachão é abordada pelo aluno Adinei Almeida Crisóstomo. Ele desenvolveu o trabalho “O Conflito Rio Riachão: a luta pelo acesso e uso da água entre comunidades rurais e produtores irrigantes no Norte de Minas Gerais”.

Outro trabalho selecionado é “Ouro de poucos e a degradação de todos: o caso Kinross no caso do Noroeste mineiro”, de autoria dos alunos Hamilton Pimentel Lopes e Mauro Toledo Silva Rodrigues, do curso de Ciências Sociais. Eles focalizam os impactos ambientais da mineração de ouro no município de Paracatu.

Já as estudantes de Geografia Isabel Beatriz Rodrigues de Moura (7º período) e Maria Cecília Fontes de Souza (3º período), do curso de Geografia, realizaram o estudo sobre uma área de preservação a 100 quilômetros de Belo Horizonte: “Um olhar direcionado aos conflitos ambientais referentes ao Parque Nacional da Serra do Cipó: percurso histórico político e cultural”.

Ainda será apresentado no Congresso Brasileiro de Sociologia o estudo “O Terno dos temerosos: a cultura ribeirinha no sertão do São Francisco”, de autoria da mestranda de Desenvolvimento Social Thays Barbosa Dourado, com base em pesquisas realizadas no Norte de Minas.