Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Aleitamento Materno: Hospital Universitário participa do “II Mamaço” em Montes Claros

Profissionais do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, fazem parte da equipe que organiza neste sábado, em Montes Claros, o “II Mamaço”, ato coletivo de incentivo ao aleitamento materno. As atividades acontecem a partir das 9 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, no Centro da cidade, com foco para o tema: “Amamentação: uma Chave para o Desenvolvimento Sustentável”.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Maria Barbosa e do Programa da Residência da Saúde da Mulher, ambos do HUCF, reforçam o trabalho liderado pelo grupo de redes sociais “Mães Amigas de MOC”, que conta também com o apoio de Arteiros, Berçário Dei Bambini, Lax Serviços Ambientais, grupo “Não Jogue Fora”, ONG Ovive, Speciarias, Ly Lourenço Fotografia e Hospital Aroldo Tourinho (HAT).

De acordo com Leidiane Ruas Mendes, gerente de enfermagem da Maternidade/HUCF, sete profissionais do Hospital participam efetivamente dos trabalhos, distribuindo panfletos, divulgando técnicas e ensinando maneiras corretas de amamentação. “Todo trabalho será direcionado para estimular a amamentação. A ideia é demonstrar os benefícios e a importância do ato”, afirma.

MAMAÇO

Esse é o segundo ano de realização do projeto. Uma das idealizadoras, a advogada Letícia Novato, afirma que a meta é alcançar o máximo de pessoas, especialmente gestantes e lactantes, num único dia. Serão oferecidas orientações dos mais diversos profissionais.

“Depois que me tornei mãe e tive dificuldades para amamentar, me apaixonei pelo assunto. Vi que em várias cidades ocorria o evento e, através do grupo “Mães Amigas de MOC”, do qual sou uma das administradoras, resolvi usá-lo para promover o evento e levar mais informações às mamães”, garante.

Com a promoção do “II Mamaço”, a expectativa é fomentar a conscientização sobre a importância do aleitamento materno; acabar com a fome e melhorar a sub e sobrenutrição (desnutrição e obesidade); garantir uma vida saudável e promover o bem-estar; dentre outros pontos.