Conteúdo do Site Antigo

Aleitamento Materno: Hospital Universitário participa do “II Mamaço” em Montes Claros

By DTI

August 05, 2016

Profissionais do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, fazem parte da equipe que organiza neste sábado, em Montes Claros, o “II Mamaço”, ato coletivo de incentivo ao aleitamento materno. As atividades acontecem a partir das 9 horas, na Praça Doutor Carlos Versiani, no Centro da cidade, com foco para o tema: “Amamentação: uma Chave para o Desenvolvimento Sustentável”.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem da Maternidade Maria Barbosa e do Programa da Residência da Saúde da Mulher, ambos do HUCF, reforçam o trabalho liderado pelo grupo de redes sociais “Mães Amigas de MOC”, que conta também com o apoio de Arteiros, Berçário Dei Bambini, Lax Serviços Ambientais, grupo “Não Jogue Fora”, ONG Ovive, Speciarias, Ly Lourenço Fotografia e Hospital Aroldo Tourinho (HAT).

De acordo com Leidiane Ruas Mendes, gerente de enfermagem da Maternidade/HUCF, sete profissionais do Hospital participam efetivamente dos trabalhos, distribuindo panfletos, divulgando técnicas e ensinando maneiras corretas de amamentação. “Todo trabalho será direcionado para estimular a amamentação. A ideia é demonstrar os benefícios e a importância do ato”, afirma.

MAMAÇO

Esse é o segundo ano de realização do projeto. Uma das idealizadoras, a advogada Letícia Novato, afirma que a meta é alcançar o máximo de pessoas, especialmente gestantes e lactantes, num único dia. Serão oferecidas orientações dos mais diversos profissionais.

“Depois que me tornei mãe e tive dificuldades para amamentar, me apaixonei pelo assunto. Vi que em várias cidades ocorria o evento e, através do grupo “Mães Amigas de MOC”, do qual sou uma das administradoras, resolvi usá-lo para promover o evento e levar mais informações às mamães”, garante.

Com a promoção do “II Mamaço”, a expectativa é fomentar a conscientização sobre a importância do aleitamento materno; acabar com a fome e melhorar a sub e sobrenutrição (desnutrição e obesidade); garantir uma vida saudável e promover o bem-estar; dentre outros pontos.