Como parte da proposta de interação entre os campi, a administração superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou, nessa quinta-feira (31), a primeira visita à unidade fora do campus-sede após os primeiros 120 dias de trabalho da atual gestão, feita ao campus de Brasília de Minas. Participaram o reitor João dos Reis Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores, coordenadores, diretores de centros e assessores, que, ainda na oportunidade, acompanharam a posse da nova coordenadora do campus, Líllian Karla Gomes Botelho.
Foi destacado o papel de cada setor para o pleno funcionamento da instituição e a importância de todos os campi para a consolidação das áreas de pesquisa, ensino, extensão e gestão de pessoas. A secretária de Educação, Eneide Braga Oliva Rezende, e o secretário de Administração e Finanças, Antonio Ademar Afonso Ruas, ambos do município, também participaram do evento.
“A nova gestão tem o olhar focado na participação coletiva, no compartilhamento de ideias, na integração e no planejamento de ações”, observou o reitor João Canela. Para ele, a força das parcerias bem alinhadas e transparentes é imprescindível para o enfrentamento das dificuldades e a busca de soluções.
“Em todos seus níveis, a educação é o principal instrumento para que uma sociedade seja mais crítica e construtiva. Embora seja um ato comum ao cotidiano da Unimontes, acredito que, a partir desse encontro, possamos expandir o diálogo franco e, ao mesmo tempo, reafirmando nosso compromisso com um ensino superior de qualidade”, completou João Canela.
COMPROMISSO
A nova coordenadora em Brasília de Minas, Líllian Karla Gomes Botelho, que é servidora técnico-administrativa da Unimontes, pediu à comunidade acadêmica do município que continue compromissada com as propostas daquele campus, em especial dos cursos de Administração e Pedagogia ministrados ali. Ela lembrou que a unidade conta com 170 alunos, sendo 109 de Pedagogia e 61 de Administração.
Presente ao encontro, o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), Wagner Veloso Rocha, manifestou o apoio com o novo modelo de gestão da Universidade e destacou a disposição em dinamizar os trabalhos de integração entre o campus-sede e os outros campi, em especial o de Brasília de Minas. “Nosso compromisso é de ajudar na construção de uma universidade cada vez mais participativa, marca da atual gestão e que com certeza marcará também os nossos trabalhos’, ressaltou.
Também acompanharam a solenidade as pró-reitoras Anete Marília Pereira (Ensino), Marina Queiróz (Extensão); o pró-reitor Osmar Pereira Oliva (Pós-Graduação), e as pró-reitoras-adjuntas Thalita Thyrza Santa Rosa (Pesquisa), Julliane Leite Ferreira (Pós-Graduação) e Jussara Guimarães Carvalho (Extensão); a assessora de Projetos Especiais para o Ensino, Odet Costa Maciel; o superintende da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Wilson Atair Ramos; a vice-presidente da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), Geralda Eliana Lopes de Sá; a secretária geral Maria José Rocha; os diretores de Documentação e Informação, Huagner Cardoso da Silva; de Tecnologia e Informação, Raviane Pascoal de Souza, da Biblioteca Central, Roseli Damaso Garcia; de Gestão de Campi, Giulliano Vieira Mota, de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Allysson Danilo Dantas Silva e o chefe do Departamento de Ciências da Administração, Joaquim Eleutério do Couto.