No período de 7 a 9 de julho, 1.888 moradores de Coração de Jesus (Norte de Minas) foram atendidos nas ações extensionistas desenvolvidas por acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores. O município recebeu a equipe do Projeto Unimontes Solidária, que, neste mês, realiza a sua 18ª edição. A iniciativa é coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, por intermédio da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE).
A recomendação para a prevenção de problemas da saúde foi destaque nas ações, que aconteceram nas comunidades rurais de Lapinha e Tamburilzinho e na área urbana (Bairro Renovação). A Unimontes contou com a parceria da Prefeitura de Coração de Jesus.
A delegação do Projeto Unimontes Solidária foi constituída por 25 alunos dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina, Educação Física, Pedagogia e Letras Português. Participaram das atividades duas acadêmicas que são naturais de Coração de Jesus – uma do curso de Educação Física e outra do curso de Medicina.
Foram promovidas palestras voltadas para os cuidados com a saúde, destacando a prevenção da diabetes em crianças e adultos. Outras ações foram direcionadas à orientação para a prevenção do câncer de próstata e sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids), sobre a saúde da mulher, gravidez na adolescência e uso de métodos anticonceptivos.
Foram realizadas diversas atividades culturais e de lazer e entretenimento, incluindo jogos e brincadeiras. As ações contemplaram crianças das escolas publicas (estaduais e municipais) das localidades de Lapinha e Tamburilzinho e do Bairro Renovação.
RECONHECIMENTO
No encerramento das atividades na área urbana, a Prefeitura de Coração de Jesus prestou homenagem à Universidade, em reconhecimento à relevância do Projeto Unimontes Solidária. A homenagem foi prestada pela secretária municipal de Educação, Cristina Araújo Lafetá Chaves, que entregou uma placa aos representantes da Unimontes, os professores Gilson José Froes (coordenador da CAE) e Marcelo Resende Otaviano, da equipe do Unimontes Solidária.