Conteúdo do Site Antigo

Ações do projeto “UnirMontes” em Espinosa com 4 mil atendimentos

By DTI

August 31, 2012

Com a participação de nove escolas da rede estadual e municipal, além de pessoas da comunidade, a Universidade Estadual de Montes Claros registrou 4.013 atendimentos durante as ações do Projeto “UnirMontes”, realizado na última terça-feira (28/08), durante todo o dia, na praça da Liberdade, em Espinosa (Norte de Minas).

A realização do projeto integrou as comemorações oficiais naquele município pelos 50 anos da Unimontes, completados em 2012. A instituição possui um campus avançado em Espinosa desde 2003. Atualmente, oferta dos cursos superiores de Letras/Português e Pedagogia, com 126 alunos regularmente matriculados.

Nas oito edições realizadas entre fevereiro e agosto, nas cidades que possuem campi avançados, o projeto “UnirMontes” já beneficiou 18.955 pessoas com atividades nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, direitos humanos, cidadania e justiça.

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, através da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), o trabalho é desenvolvido por acadêmicos voluntários dos diversos cursos da instituição, inclusive pelos municípios visitados. Entre as ações aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientações sobre serviços jurídicos, previdenciários e de assistência social, rua de lazer, shows musicais, gincanas, orientações sobre o controle do diabetes, hipertensão e obesidade e distribuição de kits odontológicos.

No caso específico de Espinosa, além do atendimento em praça pública, a programação do “UnirMontes” contou com apresentações de danças com fitas, coral e danças folclóricas nordestinas com alunos das escolas convidadas.

Outro destaque esteve na participação das alunas do 4º período do curso de Letras/Português do próprio campus de Espinosa. Também bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID), elas encenaram peça sobre literatura de cordel. O encerramento ficou por conta do show artístico com Talita Gomes.