Conteúdo do Site Antigo

Acervo bibliográfico de programas de pós-graduação é ampliado

By DTI

June 07, 2013

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai receber recursos da ordem de R$ 57,8 mil que serão aplicados na aquisição de livros técnico-científicos para 10 programas  próprios de pós-graduação Stricto sensu (nove mestrados e um doutorado). A verba será liberada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

A Unimontes foi contemplada no edital 04/2013 da Fapemig, lançado com o objetivo de financiar aquisição de livros técnicos e científicos para os programas de pós-graduação das instituições mineiras, envolvendo o total de R$ 2.049.902,20. Foram beneficiadas no âmbito do edital 20 instituições de ensino que tiveram conceito igual ou superior a 3 na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). 

O pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Hercílio Martelli Junior, explica que a proposta da universidade encaminhada à Fapemig foi elaborada a partir das demandas apresentadas pelas coordenações e pelos professores dos programas de pós-graduação Stricto sensu. “A nossa proposta foi aprovada na íntegra”, informa Hercílio. Segundo ele, a perspectiva é que os livros sejam adquiridos dentro dos próximos meses. 

O professor Hercílio Martelli Junior ressalta que, além de atualizar e ampliar o acervo das bibliotecas dos cursos, os recursos liberados no âmbito do edital da Fapemig têm como meta fortalecer a pós-graduação Stricto sensu no estado e o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

“No caso da Unimontes,  os investimentos vão assegurar a elevação da qualidade dos programas de pós-graduação stricto sensu, beneficiando diretamente os professores e também os alunos, que terão um incremento no suporte oferecido para o desenvolvimento das pesquisas e das dissertações de mestrado e teses de doutorado”, observa o pró-reitor.  

Os  recursos destinados ao acervo bibliográfico vão beneficiar os mestrados próprios em: Biotecnologia, Desenvolvimento Social, Ciências Agrárias/Produção Vegetal no Semiárido, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde – um profissional e outro acadêmico –, Zootecnia, Letras/Estudos Literários e História. Também serão contemplados professores e alunos do doutorado próprio em Ciências da Saúde.