A programação do Festival de Inverno de Grão Mogol teve sequência na manhã desta sexta-feira (19/07), com ações solidárias e culturais da Unimontes no atendimento à população que visitou o Mercado Municipal da cidade. Além de testes de glicemia e controle da pressão arterial, o público acompanhou apresentação dos acadêmicos do curso de Artes Música, que integram o Projeto CEM, com sucessos da MPB e da cultura regional.
Em outra tenda, os acadêmicos da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (Facit), parceira institucional do Festival de Inverno de Grão Mogol, apresentaram projetos de robótica aos feirantes.
“O Festival é uma experiência bem diferente e marcante pra todos nós. É sempre importante despertar a curiosidade das crianças, jovens e adultos. Nosso objetivo na cidade é realmente levar conhecimento científico e tecnológico pra quem não tem acesso”, comemora a acadêmica Taymara Teixeira de Almeida, do 8° período de Engenharia Mecânica.
O acadêmico Davidson Christian, do 5° período de Engenharia Elétrica, também
crê nesta dimensão que o conhecimento gera para as pessoas. “A Engenharia é um ramo muito amplo. Levar tecnologia para quem não tem acesso é conduzir conhecimento. Mais do que isso, é agregar valor ao nosso aprendizado enquanto futuros profissionais”, destaca.
EXPRESSO CHAGAS 21
Também em Grão Mogol, uma das atrações é o “Expresso Chagas 21” que tem a parceria da Unimontes e é uma das atrações do Festival de Inverno. A iniciativa dá visibilidade ao enfrentamento da doença de Chagas e ao direito à saúde dos portadores que demandam cuidado e atenção, com ações em relação à história, diagnósticos, cuidados preventivos e novas possibilidades de tratamento da doenças à população da cidade.
As ações deste projeto prosseguem até o sábado (20), na Escola Estadual Oswaldo Simões. A caravana visitará, ainda, Espinosa, Montes Claros, Lassance e Belo Horizonte.