Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Acadêmicos aprofundam conhecimentos em visitas a arquivos de documentos históricos de São Francisco

Durante dois dias, os acadêmicos do 1º período de História conheceram a estrutura e o acervo de dois dos arquivos de documentos públicos de São Francisco (Foto: Divulgação)

Redescobrir a história, renovar as fontes de pesquisa e ampliar a interação acadêmica com a comunidade. Este foi o propósito do trabalho de campo desenvolvido pelo curso de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) do Campus de São Francisco (Norte de Minas), com as visitas ao Arquivo Público da Prefeitura Municipal e à Organização Não Governamental (ONG) “Preservar” . Participaram acadêmicos do primeiro período da Licenciatura.

A iniciativa faz parte das atividades da disciplina “As Escritas da História: Metodologia e Técnica do Trabalho Científico”, ministrada pela professora Filomena Luciene Cordeiro. As duas instituições visitadas na última semana (23 e 24/05) possuem – sob custódia – diversos documentos que contam a história do município e de outras cidades da região norte-mineira.

O trabalho de campo, segundo a coordenadora, contribui na construção de narrativas históricas a partir das fontes documentais investigadas em estudos e pesquisas. “Os lugares possíveis e abertos para consulta e produção do conhecimento histórico são os arquivos públicos, que se constituem como referências de memórias passíveis de serem (re) descobertas e colocadas em pauta na nossa sociedade. E a análise documental enquanto técnica e o uso de metodologias específicas são indispensáveis”, explica a professora.

Outro objetivo com a visita foi reforçar como é a técnica de pesquisa na produção de trabalhos científicos ainda no ambiente da graduação, seja como resenha, artigo, ensaios, dentre outros, além de visualizar como é feita a organização dos acervos documentais e a dinamização do acesso às informações.