A reabilitação de pacientes com perdas de tecidos na região da cabeça e do pescoço, após serem submetidos a cirurgias oncológicas. Este é o objetivo do projeto da produção de próteses bucomaxilofaciais, desenvolvido por três acadêmicos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (doutorado) em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), orientados por professores da instituição.
O projeto foi apresentado na última terça-feira (14/03), no Evento Open Innovation IFNMG 2023, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI). A feira de inovação foi promovida pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).O projeto Clínica Reabiltare é uma iniciativa apoiada pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unimontes (Inemontes).
A proposta da Clínica Reabilitare foi classificada como uma das ideias finalistas em edital do Programa Centelha, implementado pelo Governo de Minas, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em parceria com o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora. Aos projetos selecionados são oferecidas capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.O projeto da produção de próteses bucomaxilofaciais para a reabilitação de pacientes oncológicos que passaram por morbidades faciais resultantes de cirurgias de cabeça e pescoço foi desenvolvido pelos doutorandos em Ciências da Saúde Victor Hugo Dantas Guimarães (graduado em Ciências Biológicas), Cristina Paixão Durães e Larissa Lopes Fonseca (ambas odontólogas).
No programa de doutorado, as acadêmicas Cristina Paixão Durães e Larissa Lopes Fonseca tem como orientador o professor André Luiz Sena Guimarães, vinculado ao PPGCS e ao Departamento de Odontologia da Unimontes. O doutorando Victor Hugo Dantas Guimarães tem como orientador o professor Sérgio Henrique Sousa Santos, do corpo docente do PPGCS.
Conforme o professor André Luiz Sena Guimarães, a ideia teve como ponto de partida o projeto de extensão “Odontologia no contexto interdisciplinar, do curso de Odontologia da Unimontes, implementado em parceria com o Hospital Dilson Godinho. Coordenado por ele, o projeto visa “capacitar os alunos do curso de Odontologia a trabalhar em ambiente multiprofissional e fornecer tratamento odontológico a pacientes em tratamento de neoplasias malignas”
A cirurgiã-dentista e doutoranda Cristina Paixão Durães destaca que durante o Open Innovation IFNMG foi apresentada a proposta da Clínica Reabilitare, a partir da produção das próteses bucomaxilofaciais. “O objetivo é a implantação dessas próteses para resolver esse problema e devolver a autoestima, a dignidade e oferecer maior qualidade de vida para os pacientes e seus familiares”, ressaltou.Ela destacou ainda que, como ainda existem empresas especializadas para a reabilitação de pacientes oncológicos no Norte de Minas, o projeto apoiado pela Inemontes visa resolver esse gargalo e se firmar no mercado, garantindo a melhoria de vida para os pacientes atendidos.