Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Acadêmicos de Medicina desenvolvem campanha de prevenção ao suicídio em Montes Claros

Nesta sexta-feira (30/9), às 15h30, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros realizam mais uma ação associada à Semana de Prevenção ao Suicídio. Será na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal) – maior educandário  público de ensino fundamental e médio do Norte de Minas. A programação do evento teve início no domingo (25/9), associada à campanha nacional “Setembro Amarelo”, promovida pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Ainda nesta quinta-feira (29/9), os universitários desenvolveram atividades preventivas junto aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Eloy Pereira (Vila Guilhermina).

A Semana de Prevenção tem como objetivo prevenir e reduzir o número de suicídios no País. As atividades em Montes Claros são realizadas pelos acadêmicos que integram o comitê da Federação Internacional de Estudantes de Medicina (IFMSA/Brasil), organização não governamental (ONG) que tem um comitê na Unimontes. A iniciativa conta, também, com o envolvimento de acadêmicos de diversos cursos de graduação da universidade.

AÇÕES

Campanha começou com uma caminhada de valorização à vida, no domingo

Nessa terça-feira (27/9), o campus-sede sediou a palestra “Suicídio e Doenças Psiquiátricas”, em abordagem da psiquiatra Gislene Alves. Na quarta-feira, foi a vez da sessão do projeto “Cinema Comentado”, com enfoque na temática da semana de prevenção. O psiquiatra Pedro Paulo Narciso desenvolveu a capacitação dos universitários.

Acadêmica de medicina, Lanna Pinheiro Vieira integra o comitê da IFMSA/Brasil na Unimontes. Sobre a campanha de prevenção, ela ressalta que os trabalhos são voltados, sobretudo, para os adolescentes e jovens. “As estimativas apontam que são registrados 900 mil suicídios no mundo, por ano”, alerta a universitária.

Segundo a IFMSA, durante as atividades acontece a divulgação do atendimento voluntário prestado por psicólogos e psiquiatras às pessoas em situação difícil, ou mesmo consideradas deprimidas. O atendimento é oferecido por intermédio de ligações gratuitas para o número 141, do Centro de Valorização da Vida.

Na manhã desta quinta-feira, por exemplo, a ação na Escola Estadual Eloy Pereira contou com uma atividade teatral, com informações sobre a prevenção ao suicídio.