Oito alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participam como voluntários da Campanha de Prevenção e Testagem de Sífilis, HIV e Hepatite Viral em Montes Claros. As ações acontecerão nesta quarta (3) e quinta-feira (4), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Montes Claros, que funciona na Policlínica do bairro São João. O atendimento será gratuito para a população em geral com idade entre 15 e 59 anos. Professores dos cursos de Medicina e de Enfermagem também integram à campanha.
Os universitários, entre o 4º e o 10º períodos do curso de Enfermagem, passaram por treinamento para que, durante a campanha, possam realizar os testes rápidos de Hepatite Tipos “B” e “C”, HIV (Aids) e Sífilis. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Saúde e integra o projeto “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, associado às comemorações ao Dia Mundial da Saúde (7/04).
“Além de reforçar o quadro de pessoal nesta campanha, a participação dos alunos da universidade proporcionará uma experiência marcante em sua formação profissional”, observa o professor Antonio Carlos Ferreira, do departamento de Saúde Mental e Coletiva. Ele é um dos coordenadores das ações da Unimontes nesta campanha, juntamente com as professoras Cláudia Biscotto (departamento de Clínica Médica) e Ana Paula Hosmann (departamento de Enfermagem).
Para os testes rápidos, é necessária a coleta de algumas gotas de sangue com um pequeno furo no dedo indicador. Os resultados são divulgados em até 15 minutos. Além dos acadêmicos, médicos, enfermeiros profissionais e técnicos em Enfermagem, a equipe de trabalho nesta campanha contará com assistentes sociais, pedagogos e psicólogos para consultas imediatas em casos positivos.
Caetan
Em relação aos casos confirmados de hepatites virais, os pacientes serão encaminhados para o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan), que funciona em anexo ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes. Já os registros positivos de HIV e Sífilis serão agendados para tratamento no Centro de Referência em Doenças Infecciosas do município (Cerdi).
O professor Antonio Carlos Ferreira lembra que esse tipo de teste é disponibilizado pelo município durante todo o ano, mas “a campanha concentrada neste início de abril e visa uma divulgação mais ampla para que a população conheça melhor e tenha acesso ao serviço”.
SERVIÇOCampanha de Prevenção e Testagem de Sífilis, HIV e Hepatite Viral em Montes ClarosLocal: Policlínica do Alto São João (rua José Rodrigues de Carvalho, s/nº)Atendimento gratuitoDia 3 – 13 às 16 horasDia 4 – 8 às 16 horasContato: (38) 3229-3318 e 3229-3319