Conteúdo do Site Antigo

Acadêmicos avaliam a Fenics como ambiente para a expansão das Empresas Juniores

By DTI

September 10, 2013

Projetos de estudo que transformam a extensão e o ensino na prestação de serviços para a comunidade, as empresas juniores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) permitem aos estudantes, ainda no espaço acadêmico, a adaptação ao futuro ambiente profissional. Esse modelo de aprendizagem foi disponibilizado ao público durante a 18ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (Fenics), realizada entre os dias 4 e 8 de setembro, no Parque de Exposições de Montes Claros.

Durante a mostra, alunos da Unimontes dos cursos de Administração, Ciências Sociais, Ciências Econômicas e Sistemas de Informação puderam divulgar os modelos de empresas juniores de seus cursos, com a distribuição de material informativo em dois estandes. Eles também experimentaram a troca de informações com os diversos segmentos representados nos 250 estandes da feira e detectaram possíveis parceiros.

[+] Veja mais fotos das Empresas Juniores na Fenics

EJU – Consultoria, treinamentos, mapeamento de processos, planos de negócios e gestão são os serviços oferecidos à comunidade pela Empresa Júnior Unimontes (EJU), do curso de Administração, que reúne, atualmente, cinco integrantes – com supervisão dos professores. Vinícius Alexandre Saldanha, aluno do 5º período diurno, destaca a inserção da EJU na Fenics como oportunidade. “O nosso produto passa a existir justamente após a interação com as pessoas. Fazer parte da empresa júnior pode ser traduzido como uma aula prática, ainda mais nesse ambiente”, disse.

“O ambiente da Fenics é muito vasto. Detectamos demandas e até mesmo encaminhamos algumas parcerias”, explica Joelena Mendes (21 anos), uma das participantes do estande da Datamontes, empresa júnior de Estudos e Pesquisas do curso de Ciências Sociais, que, atualmente, reúne 35 filiados. Acadêmica do 7º período, ela destacou como ponto-chave na Fenics a oportunidade do contato com perfis diferentes de pessoas, entre empresários, consumidores e gestores.

Emylle Melo, aluna do 7º período, explica que a Datamontes oferece, entre outros serviços, pesquisas eleitorais e de opinião de mercado, elaboração e consultoria de projetos sociais e comunitários, capacitação e formação de pesquisadores. Joice Silva (21 anos), do 6º período, considerou como “de grande valor” fazer parte de uma empresa júnior. “Você desenvolve o espírito empreendedor ainda como acadêmico e certamente será um profissional com a visão diferenciada de mercado”, disse.

Infobits

Junto ao curso Sistemas de Informação funciona a Infobits Consultoria, responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento de websites, criação de softwares e suporte em redes, entre outros serviços. Na Fenics, além da interação com as demais empresas juniores das áreas de ciências sociais e aplicadas, o grupo de acadêmicos pode apresentar as estratégias de ações que têm para atendimento das empresas, comércios e prestadores de serviços.

“Atualmente, a nossa empresa júnior tem 12 propostas de serviços e de produtos em andamento, algumas já consolidadas como o sistema de uma construtora de Montes Claros. Além disso, participamos, em conjunto com a Fiber, do desenvolvimento de um sistema de consultas que integra o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC)”, disse Felipe Pereira, de 21 anos, aluno do 8º período e presidente da Infobits. Para ele, a meta é, até 2018, a partir da concretização dos planos e serviços, ter a empresa júnior como referência nacional.

“A Fenics nos oferece uma proximidade entre setores, o que te deixa mais à vontade para abordar potenciais investidores e apresentar o papel da Infobits. A informática é essencial a todas as áreas e o nosso papel é torná-la mais acessível”, reforça o acadêmico do 3º período, Luciano Antunes Rocha, que esteve como atendente no estande.

Economontes

Para ele, a experiência na feira ofereceu como oportunidade captar novos parceiros, detectar o perfil do consumidor nos diversos segmentos representados nos estandes e, não menos importante, expor os serviços da empresa júnior e “abordar o futuro cliente”. Carlos lembra que, em geral, o estande recebeu visitantes entre 35 e 50 anos, todos com interesse em novos negócios. A Economontes conta, atualmente, com 11 integrantes (inclusive a diretoria) e, neste ano, iniciou uma parceria com a Infobits para a criação do portal eletrônico.