Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Acadêmico da Unimontes apresenta pesquisa sobre Judicialização em Oncologia em Congresso Nacional

A Universidade Estadual de Montes Claros esteve presente com apresentações de trabalho no 3º Congresso Nacional de Oncologia da Associação Presente,evento que acontece anualmente e promove a defesa dos direitos dos pacientes oncológicos, e que busca aprimoramento das políticas públicas em oncologia.

“Judicialização em Oncologia” foi o tema do trabalho apresentado pelo acadêmico Vinicius Antônio Caires Barbosa, do 6° período do curso de Direito da Unimontes. A pesquisa teve co-autoria do acadêmico Celson Victor Cavalcante dos Reis e foi orientada pelo professor Leandro Luciano da Silva. A pesquisa foi apresentada dia 30 de agosto, no formato pôster, como parte da programação do evento, que contou com a participação de pesquisadores de todo o país.

O congresso estimula o aprofundamento das discussões referentes à promoção da saúde, prevenção ao câncer, avanços no tratamento e cuidados paliativos em câncer e reuniu acadêmicos e profissionais da área de saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, entre outros.

De acordo com o orientador, o trabalho é resultado parcial do projeto de pesquisa “Judicialização da Saúde na Comarca de Montes Claros”, desenvolvido no âmbito do programa de iniciação científica da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade. A expectativa é que o resumo seja publicado na Revista Brasileira de Cancerologia.

Professor da Unimontes, Leandro Luciano da Silva, e o acadêmico Vinicius Antônio Caires Barbosa, do 6° período do curso de Direito – Foto: Divulgação

“Nos últimos quatro anos, o interesse dos acadêmicos do curso de Direito pela produção científica aumentou, tal iniciativa tem sugerido uma mudança no perfil do próprio aluno que decide participar ativamente da produção do conhecimento jurídico”, chama a atenção do professor Leandro Luciano.

“Foi uma experiência muito interessante, principalmente por se tratar de uma pesquisa de teor jurídico apresentada em um congresso da área médica, o que despertou o interesse dos participantes, na maioria profissionais da área médica. É muito importante que esta interdisciplinaridade seja estimulada no âmbito da pesquisa científica pelos acadêmicos e pelos professores”, destaca o acadêmico Vinícius Caires.