A Universidade Estadual de Montes Claros realizou neste domingo (23/11), o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior da (PAES Unimontes/2014). As provas foram realizadas em 20 prédios de 13 cidades do Norte, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, além da Capital, com a participação de 13.305 candidatos.
Apenas 829 inscritos não participaram desta 17ª edição do PAES, o que corresponde a 5,87% de índice de abstenção. Os gabaritos oficiais e as respectivas provas já estão disponíveis no portal eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.
Em dois prédios do campus-sede e nos campi de Salinas e de Unaí, seis candidatos foram eliminados por porte de aparelhos e acessórios eletrônicos, o que é terminantemente proibido conforme o edital do programa – mesmo desligados.
Pela manhã (8 às 12h), 5.471 candidatos realizaram as provas da 1ª etapa. À tarde (15 às 19h), aconteceram os exames para as 2ª e 3ª etapas do PAES com 7.834 estudantes.
Saiba mais:
- Provas: 1ª Etapa | 2ª Etapa | 3ª Etapa
- Gabaritos: 1ª Etapa | 2ª Etapa | 3ª Etapa
- Fotos PAES (MANHí)
- Fotos Paes (TARDE)
ANÁLISE DOS CANDIDATOS
Dario Fábio Ferreira (15 anos), aluno do 1º ano do ensino médio no Colégio Berlaar Imaculada Conceição, também em Montes Claros, fez uma preparação à parte para o PAES. Procurou resolver as provas de edições anteriores para conhecer o que considera o “estilo Unimontes”, mas também considerou difícil o exame de matemática. “Sabia que alguma disciplina seria mais puxada”, disse.
Maria Eduarda Santos da Fonseca veio de Claro dos Poções, no Norte de Minas, para fazer provas no campus-sede da Unimontes. A adolescente de 16 anos, aluna da Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, destacou outro tema da atualidade que foi abordado numa das provas. “A prova de inglês deu ênfase à incidência de casos de depressão entre os jovens”, observou a estudante. Mesmo como candidata ainda na primeira etapa já faz planos para daqui a dois anos, quando disputará de fato o acesso à Unimontes: “quero cursar Direito aqui”.
Candidato a uma vaga no curso de Engenharia de Sistemas, Pedro Henrique Soares, do Colégio Biotécnico, está inscrito na 3ª etapa e também aprovou a escolha por temas atuais nas questões do PAES, a começar pela redação: “Não tive dificuldade alguma. Era para escrever sobre quais seriam os meus incentivos para um jovem seguir nos estudos. Pude falar exatamente o que eu penso para mim”, explicou.
MAIS DE 7,2 MIL APROVADOS
O Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) foi implantado pela Universidade Estadual de Montes Claros em 1998. Como são necessárias três etapas para o candidato ingressar na instituição, as primeiras vagas destinadas ao PAES só foram preenchidas somente dois anos depois.
Entre 1998 e o início de 2014, 7.288 estudantes se tornaram acadêmicos na Unimontes por meio do PAES. Nesta 17ª edição, a oferta é de 737 vagas em todos os cursos regulares da Unimontes. O resultado final será divulgado até o dia 23 de janeiro de 2015.