O 2º Processo Seletivo 2013 da Universidade Estadual de Montes Claros, realizado neste domingo (9/06), registrou abstenção de 14,65%. Dos 8.314 inscritos, 1.133 não compareceram aos exames aplicados em Montes Claros, Belo Horizonte, Almenara, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Paracatu, Pirapora e Unaí.
De acordo com a Comissão Técnica de Concursos (COTEC), não houve incidentes. Apenas um candidato no campus-sede foi eliminado pelo porte de telefone celular, o que é proibido conforme o edital do processo. Já, em Espinosa, uma jovem precisou de atendimento médico, sem maiores consequências.
A oferta é de 762 vagas em 32 cursos. Medicina é o mais concorrido pelo sistema universal, com 420,29 candidatos por vaga. O Processo Seletivo foi dividido nos Grupo 1, com provas pela manhã e início da tarde (8 às 13 horas), e Grupo 2, com os exames aplicados entre as 13h e 20h.
Candidato a uma vaga no curso de Direito (Noturno), Kaio Anderson Costa (18 anos), de Montes Claros, realizou as provas no período vespertino, que teve como tema na redação a comunicação na relação pessoal. “Quem não se comunica? Um assunto relacionado ao cotidiano é mais fácil de discorrer, embora as informações sejam muitas, ainda mais numa época em que as pessoas utilizam bastante o mundo virtual”, pontuou o candidato.
Patrícia de Jesus Oliva (26 anos), de Montes Claros, preferiu falar sobre as provas objetivas da prova do vestibular de Pedagogia. “Já sabia como seriam as específicas, mas a de História me tomou mais tempo”, prevê a candidata.