Reitor João dos Reis Canela durante a solenidade de abertura do Congresso e 10º Fórum Biotemas na Educação Básica (Foto: Felipe Gabrich/Unimontes)

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Abertura do Biotemas evidencia a inserção da iniciação científica na Educação Básica

By DTI

September 10, 2013

“A iniciação científica é muito importante no contexto da educação básica. O trabalho desenvolvido pelo projeto Biotemas nos dez últimos anos evidencia a valorização que a Universidade Estadual de Montes Claros dedica ao ensino fundamental e médio dos estabelecimentos de ensino públicos da cidade”. A afirmação fez parte do pronunciamento do reitor João dos Reis Canela, durante a solenidade de abertura do Congresso e 10º Fórum Biotemas na Educação Básica, realizada na noite dessa segunda-feira (09/09), no auditório da Escola Normal Professor Plínio Ribeiro.

O evento é uma promoção é da Universidade Estadual de Montes Claros, organizada pelo departamento de Estágios e Práticas Escolares. O professor João Canela frisou que a iniciativa proporciona à juventude a oportunidade de enxergar a educação como instrumento importante de desenvolvimento pessoal e da comunidade em geral.

“A Unimontes é uma instituição que se firma cada vez mais como instrumento de inclusão social. A valorização dos professores e daqueles que se preparam para este ofício é uma das metas principais da universidade”, complementou, ao realçar o papel do PIBID/Unimontes, que “comprova inequivocadamente a importância da profissão dentro da sociedade brasileira”.

Por sua vez, a coordenadora do evento, professora Luzimara Silveira Braz Machado, salientou que o Fórum de Biotemas alcançou dimensão social significante, o que inspirou a Pró-Reitoria de Extensão a ampliá-lo como Congresso, a partir desta edição. Ela adiantou que muitos foram os avanços conquistados, alinhando como principal deles o envolvimento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e a integração com mais projetos da Universidade, como Labemat/Tampaep, Finanças na Ponta do Lápis, Fauna Conhecida – Fauna Preservada, PIBID, Geometria Dinâmica, Laboratório de Exercício, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e o Grupo Folclórico Saruê.

Também presente ao evento, o professor Danilo Silva Cordeiro, diretor da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, fez questão de frisar o papel de integração da Universidade com a Educação Básica no município. Salientou, ainda, que a escola, “alicerce da educação básica em Montes Claros, participa dos avanços e conquistas proporcionados ao ensino e à aprendizagem pelo Fórum Biotemas”, concluiu.

MASCOTE – Na oportunidade, foi apresentada a mascote do Congresso Biotemas – uma coruja estilizada criada pelo professor Leonardo Silva Alves. “A escolha tem explicação: a intrigante e polêmica ave noturna significar inteligência, sabedoria e conhecimento”. O evento contou com apresentação musical de alunos do Programa de Educação Tutorial – PETI /Capes/Mec.

Ainda durante a abertura do Congresso e 10º Fórum Biotemas na Educação Básica, foi lançado o livro comemorativo das dez anos do projeto. A apresentação foi conduzida pelo professor Antônio Alvimar Souza, diretor da Editora Unimontes. Ele destacou que o livro “comprova o papel da Unimontes como uma instituição de integração regional na medida em que” integra não só saberes, mas experiências, cultura e a diversidade dos conhecimentos produzidos no seu interior”.

A PROGRAMAÇÃO – As atividades serão realizadas até a próxima sexta-feira (13) nas escolas parceiras: EE Professor Plínio Ribeiro, EE Dulce Sarmento, EE Clóvis Salgado, Unimontes, Faculdades de Saúde Ibituruna, UFMG, IFNMG, ISEIB, FIP-MOC e Faculdade Santo Agostinho. A programação oficial estabelece a realização de 74 minicursos/oficinas para o ensino médio; 50 minicursos/oficinas para o ensino fundamental; 38 palestras; 37 exposições/mostra de profissões; 24 atividades artísticas e culturais, e 35 apresentação de pôsteres (para conhecimento ou produção científica).

Haverá, ainda, um concurso literário com o tema “O gigante acordou: a sociedade brasileira em prosa e verso”. O evento envolve aproximadamente 4,5 mil alunos das escolas públicas.