Conteúdo do Site Antigo

Abertura da VII Mostra Científica evidencia o avanço de pesquisas na área da Enfermagem

By DTI

May 10, 2012

Os avanços no volume de pesquisas desenvolvidas no curso de Enfermagem, com destaque para a produção acadêmica na iniciação científica, foram enaltecidos pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida ao presidir a solenidade de abertura oficial da VII Mostra Científica de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa quarta-feira (08/05), no auditório do prédio 6 – campus-sede. Para comprovar esse crescimento, ela utilizou os números do próprio evento, que reúne 251 trabalhos em apresentações orais e pôsteres.

Dentro das comemorações oficiais pelo Dia do Enfermeiro (12/05) e pelo Dia do Técnico em Enfermagem (20/05), a Mostra prosseguirá até o dia 12 (sábado), com ênfase também no debate sobre a relação ensino-aprendizagem no âmbito da enfermagem. “São de extrema importância os debates acerca das novas práticas no processo ensino-aprendizagem, o que demonstra a preocupação de professores e acadêmicos com o fortalecimento do curso de nossa instituição”, acrescentou a professora Maria Ivete.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Maria das Mercês Borém Corrêa Machado, ressaltou a importância da Mostra Científica de Enfermagem, que alcança sua sétima edição em 2012, no mesmo ano em que se comemora os 50 anos da Unimontes. Salientou, também, o aumento substancial dos trabalhos científicos de professores e acadêmicos na área, “o que engrandece a qualidade da graduação”.

Opinião idêntica foi manifestada pela professora Daniella Fagundes Souto, chefe do departamento de Enfermagem, ao destacar a dedicação e a abnegação dos profissionais da área na promoção de um evento “da maior grandeza”.

SINTONIA

O presidente da Associação Mineira de Enfermeiros, Farley Sindeaux, que, no ato, representou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Rubens Shöreder Sobrinho, disse que “promoções como a Mostra Científica vêm ao encontro com um dos mais importantes objetivos da entidade: a valorização dos enfermeiros. “Estamos empenhados em lutas por melhores condições de trabalho e de salários compatíveis com o trabalho do profissional da área”, frisou Farley.

A solenidade de abertura foi seguida da palestra “O ser e o cuidado”, proferida pela professora-doutora Vera Regina Waldow, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Autora de uma série de publicações científicas, ela discorreu sobre a interdisciplinaridade no cuidado em Enfermagem, tema inclusive de suas pesquisas e publicações. A conferência teve a mediação da professora-doutora Maísa Tavares de Souza Leite (Unimontes).

A MOSTRA – A VI Mostra Científica de Enfermagem é uma iniciativa do Grupo de Pesquisas do departamento de Enfermagem da Unimontes. O objetivo principal é fomentar discussões de ideias que contribuam para a construção de novas práticas no processo ensino-aprendizagem. A programação conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e a Biblioteca Virtual em Saúde.

As palestras e oficinas se estendem até  sábado no prédio 6 do campus-sede. Paralelamente, estão sendo realizadas a XI Semana da Enfermagem, a IV Mostra Paralela de Vídeos, a II Mostra de Monografia, Dissertações e Teses, a III Exposição Biblioteca Virtual (BVS), a II Exposição do “Portal Capes” e a IV Mostra de Vídeos em Saúde (Fiocruz).