Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Aberto oficialmente, projeto A Gosto da Unimontes contribui com a preservação da tradição folclórica

Aberta oficialmente nessa terça (15/8), em solenidade no Museu Regional do Norte de Minas, a sexta edição do projeto “A Gosto da Unimontes”. Evento tradicional inserido no calendário de Montes Claros, no qual a Universidade Estadual de Montes Claros integra o ensino, pesquisa e a extensão às tradicionais festividades folclóricas do município.

No evento, o reitor João dos Reis Canela destacou como “missão” a importância do papel da Universidade na preservação das tradições folclóricas. “Por meio das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, não só valorizamos, mas investigamos as celebrações folclóricas e traduzimos essa tradição tão rica da região. Temos a ciência, a arte e o envolvimento de pesquisadores, acadêmicos e professores que colaboram com essa preservação tão necessária”, pontuou.

A abertura oficial teve a participação da Pró-Reitora de Extensão, professora Jussara Maria de Carvalho Guimarães, que reforçou o convite ao público para participar da programação do “A Gosto da Unimontes”. “A Coordenadoria de Extensão Cultural está à frente de diversas atividades tanto no Museu Regional, como no campus-sede com oficinas, palestras e exposições, além do cortejo com o Terno de Catopês de Mestre Zanza, que pela primeira vez acontecerá na própria Universidade”, informou.

LEIA TAMBÉM

Os pró-reitores de Planejamento, Gestão e Finanças, Roney Versiane Sindeaux, a pró-reitora adjunta de Pós-Graduação, Juliane Leite Ferreira e e o Diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Dimas Cardoso, também prestigiaram o evento, além de artistas, como o ganhador do Grammy Latino de Música de Raiz, Téo Azevedo, representantes da Polícia Civil, músicos, professores, imprensa, alunos da Unimontes e visitantes.

EXPOSIÇÕES

Após a solenidade, o público acompanhou a apresentação musical do grupo de extensão da Unimontes “Roda de Choro” e pôde visitar as exposições temáticas instaladas no Museu: “Catopê Contemporâneo”, montada por alunos e egressos do curso de Artes/Visuais da Universidade, sob curadoria do professor Lucas Carvalho; e “Projeção Interativa”, do professor Paulo Henrique Silva. Na intervenção, símbolos dos catopês são projetados junto aos visitantes.

O “A Gosto da Unimontes” prossegue até a próxima sexta-feira (18) com atividades gratuitas para a comunidade acadêmica e também a comunidade local.