Foi aberto oficialmente, o IV Congresso em Desenvolvimento Social, da Universidade Estadual de Montes Claros. A solenidade foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, que destacou o fortalecimento da pós-graduação e a contribuição do programa de mestrado em Desenvolvimento Social em seus primeiros dez anos de funcionamento.
“Este programa é um importante instrumento na contribuição científica e, ao longo desta década, demonstrou solidez e bons resultados com a formação de profissionais nas diferentes áreas de estudos sociais e também na oferta de excelentes projetos de pesquisa”, ressaltou o reitor.
Com programação até a sexta-feira (29/08), o IV Congresso em Desenvolvimento Social reúne 250 participantes entre pesquisadores da Unimontes e de outras instituições de ensino, além de professores do próprio mestrado, acadêmicos, mestrandos, egressos e convidados. A coordenadora do programa, professora Luciene Rodrigues, destacou a importância do Congresso e ressaltou a colaboração de todos os professores que ajudaram na implantação do mestrado em Desenvolvimento Social.
Durante o evento, serão apresentados 150 trabalhos científicos –até a sexta-feira (29/08). O tema do congresso neste ano é “Mobilidades e Desenvolvimentos”. O objetivo é de discutir e refletir as diferentes experiências profissionais e científicas durante as conferências, mesas redondas, lançamento de livros e grupos de trabalho. Toda a programação é realizada no auditório do prédio 6 (CCBS), no campus-sede.
A professora Sarah Jane Alves Durães recebeu uma homenagem especial da coordenação do evento, como reconhecimento aos docentes que iniciaram as atividades do mestrado. Um vídeo especial sobre o histórico do curso foi exibido durante a solenidade, que teve como destaque, ainda, o debate organizado pelo professor Gilmar Ribeiro dos Santos sobre o “mercado de trabalho”, que teve a participação de egressos do mestrado em Desenvolvimento Social.
Nesta quinta- feira (28/08), foi realizada pela manhã a mesa-redonda com o professor Gilmar Ribeiro dos Santos e a professora Maria da Luz Alves Ferreira (ambos da Unimontes) e o professor Carlos de Almeida Toledo (USP). Para a tarde, está prevista mais uma mesa-redonda sobre mobilidades e migrações, com a professora Anete Marília Pereira (Geociências/Unimontes), professora Sarah Jane Alves Durães (mestrado em Desenvolvimento Social) e a professora Márcia Anita Sprandel (Unicamp).
Programação completawww.congressods.com.br/quarto/index.php/programacao