Estão abertas as inscrições de trabalhos para apresentação durante o VII Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária, que acontecerá no período de 7 a 9 de outubro, na Universidade Estadual de Montes Claros. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Letras/Estudos Literários, em parceria com a coordenação do 29º Salão Nacional de Poesia “Psiu Poético”.
Em sua sétima edição, o seminário destaca a influência que os avanços tecnológicos provocam na literatura, com foco no tema central “A palavra reinventada: com quantos caracteres se faz literatura?” A proposta é discutir as influências e possibilidades de criação, recriação, divulgação e crítica literária face aos novos artifícios do mundo moderno e globalizado.
Na programação, haverá conferências, minicursos, comunicação, bate-papos com escritores e atividades artísticas. Professores de ensino superior, fundamental e médio, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação poderão apresentar trabalhos que se encaixem em cinco eixos temáticos.
As inscrições podem ser feitas pela internet, no portal eletrônico www.ppgl.unimontes.br/seminarioapalavrareinventada.
OS EIXOS TEMÁTICOS
Os eixos temáticos do VII Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária são os seguintes: 1) “A literatura na era digital: (re) invenções e (re) leituras” – propõe priorizar estudos sobre o reflexo dos meios digitais na literatura e no ensino de literatura; 2) “A literatura em trânsito por outros territórios: traduções, adaptações, transculturações, diálogos” – serão privilegiados estudos que tratem da palavra literária e suas relações com outras linguagens, como o cinema, a pintura, a música e as “HQs” – bem como a literatura em diálogo com outros discursos, como a filosofia, a religião e a psicanálise.
E ainda: 3) “Literatura de Minas Gerais: tempos, espaços, interfaces” – a proposta deste eixo é reservar um espaço em que obras de autores mineiros já conhecidos possam encontrar-se com as produções menos conhecidas ou mesmo recém-nascidas; 4) “Invenções e reinvenções de mulheres na literatura brasileira: histórias e personagens” – o objetivo é analisar as relações entre história e identidade, em obras de expressão feminina, propondo uma reflexão acerca das formas de resistência e superação da mulher.E 5) “Invenção e crítica literária, da antiguidade à atualidade” – a discussão diz respeito aos conceitos de crítica literária e a evolução de suas várias abordagens, desde o século XIX até a atualidade”.