Conteúdo do Site Antigo

Abertas inscrições para o polo da Olimpíada de Matemática coordenado pela Unimontes

By DTI

March 21, 2012

Estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2012). O prazo se estenderá até o próximo dia 30 e as provas da primeira fase (classificatória) estão previstas para o dia 5 de junho. Em Minas Gerais, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é responsável pelo polo MG/07, constituído de 87 municípios das regiões Norte e Noroeste de Minas e Vales do Mucuri, Paranaíba e Jequitinhonha.

Cada instituição poderá se inscrever exclusivamente pela internet, através do portal eletrônico www.obmep.org.br, inclusive, com a indicação do total de alunos que precisam de prova ampliada. Os horários de aplicação das provas serão definidos pelas escolas.

A OBMEP é uma realização dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, com o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e das universidades públicas. O objetivo do evento é despertar maior interesse pela matemática entre os alunos das escolas públicas (ensino fundamental – 6º e 7º anos: nível 1; e 8º e 9º anos: nível 2; e ensino médio: nível 3), além de valorizar o trabalho dos professores da área.

No âmbito da Unimontes, os trabalhos são coordenados pelo departamento de Ciências Exatas com a participação de onze (11) professores do curso de Matemática. A equipe da universidade também é responsável pela aplicação e correção das provas da primeira fase.

Conforme o coordenador-geral dos trabalhos da OBMEP para o Norte e Vales, professor Rosivaldo Antônio Gonçalves, na última edição a Unimontes aplicou as provas para 198 mil alunos de 523 escolas de 87 municípios dessas regiões. Ao final das Olimpíadas, foram conquistadas diversas premiações em nível nacional: 6 medalhas de ouro, 8 de prata e 13 de bronze. Os municípios de Montes Claros, Taiobeiras e Porteirinha tiveram mais alunos premiados.

Os estudantes Mateus Henrique Ramos de Souza (4 medalhas de ouro), da escola Fernão Dias, de Pirapora, e Jair Gomes Soares Júnior (3 medalhas de ouro), da escola Deputado Esteves Rodrigues, de Montes Claros, considerados grandes campeões de olimpíadas de matemática, estão sendo preparados no IMPA, Rio de Janeiro, para participar de competições internacionais.

PREMIAÇÃO – A 8ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas oferece 4,5 mil medalhas aos alunos vencedores, sendo 500 de ouro, 900 de prata e 3,1 mil de bronze, além de certificados de Menção Honrosa. Também são disponibilizadas 4,5 mil bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Governo de Minas também premia professores e alunos do Estado que apresentem melhores resultados na Olimpíada. Aqueles do ensino fundamental que conquistarem medalha de ouro recebem notebook e um prêmio em dinheiro no valor de R$ 1,5 mil. Além disso, outro estímulo é oferecido pela Secretaria de Educação: os alunos de ensino médio que conseguirem a medalha de ouro receberão o prêmio “CBMM Matemática” no valor de R$ 5 mil.